Home | Publicação | Assembleia da CRD Nordeste 2 discutiu Processo Sinodal e Ações das assessorias

Compartilhe:

Assembleia da CRD Nordeste 2 discutiu Processo Sinodal e Ações das assessorias

17/10/2022

Assembleia da CRD Nordeste 2 discutiu Processo Sinodal e Ações das assessorias

A Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2 (CRD NE2) realizou assembleia formativa neste último final de semana, de 14 a 16 de outubro de 2022, no Convento de Ipuarana, dos Franciscanos, em Lagoa Seca, Paraíba. O evento contou com a presença de 46 diáconos e 6 esposas, e do Bispo Referencial dos Diáconos no Nordeste 2, Dom Egídio Bisol, que presidiu a missa no sábado pela manhã. Em virtude de compromissos, ele retornou à sua Diocese, Afogados da Ingazeira-PE, no sábado. Todo o conteúdo do evento ficou a cargo das Equipes de Assessoria da Presidência.

Na sexta-feira à noite, a primeira equipe foi a de Assessoria Regional da Dimensão Social (ERADS), através do Diácono Severino Fernandes, da Diocese de Guarabira-PB. Ele falou sobre o trabalho que os diáconos, inclusive ele, realizam na Diocese com crianças em situação de vulnerabilidade social. O Diácono Edmilson da Hora e a esposa, Alice Vasco da Hora, e o Diácono Adimar Paiva, da Diocese de Penedo, Alagoas, falaram sobre o trabalho que realizam com pessoas em situação de rua e dependência química. Esse trabalho avançou com a criação da Casa do Bom Samaritano, em 1995, para dá suporte a esse trabalho.

Ainda na noite do sábado, o coordenador da ERAC, Diác. José Bezerra de Araújo, da Arquidiocese de Natal, falou sobre o processo de comunicação. Apresentou as siglas das Equipes de Assessorias da Presidência da CRD NE 2 e também sobre o fluxo de notícias das Dioceses e Arquidioceses para a Equipe publicar nas mídias sociais. Ele também deu orientações sobre quais as informações necessárias para a produção de uma boa notícia sobre as ações que os diáconos realizam em suas respectivas dioceses e arquidioceses.

No sábado, dia 15, a Equipe Regional de Assessoria Pedagógica (ERAP), através do Diácono Luciano Cavalcant do Nascimento, da Diocese de Pesqueira, apresentou um painel sobre “A Escuta Sinodal as Dioceses e Arquidioceses”. Ele disse que no processo surgiram várias “fragilidades”, entre as quais nas celebrações, no diálogo ecumênico, clericalismo, acolhimento, fé e política, formação, responsabilidade eclesial, caridade para com os pobres e com a Casa Comum e a fraternidade sacerdotal.

No campo da Missão, o Diácono Eduardo Wanderley, da Arquidiocese de Natal, e depois de falar sobre alguns tópicos, como a Missão do Redentor, Mudança de Época, Pastoral e Nova Evangelização, organizou os diáconos em 4 grupos para discutirem e apresentarem propostas em plenário sobre essa caminhada sinodal. A Assessoria Jurídica também falou sobre o trabalho que realiza e se colocou à disposição das CADs e CDDs caso necessitem de ajuda na organização dos Regimentos ou Estatutos, nas respectivas Dioceses.

No domingo pela manhã, após a missa, o processo de formação prosseguiu, com os Diáconos Eduardo e Luciano. Eles falaram sobre o processo sinodal da Escuta – “escutatória” – numa sociedade com dificuldade de parar para ouvir o outro. “Não fomos educados para escutar”, disse Eduardo. O Diácono Luciano falou sobre a “escuta solidária” porque “temos necessidade de escutar, mas isso requer predisposição para ouvir”, disse.

Por fim, o Presidente da CRD, Diácono Otacílio Vieira de França, propôs, e foi aceita, a criação de um “Serviço de Animação Vocacional para o Diaconato Permanente”. Também foi escolhido o período para a próxima assembleia, sendo proposto o período de 20 a 22 de outubro de 2023, em local ainda a ser definido. Foram propostos dois locais: Camocim de São Félix, em Pernambuco, e Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca, Paraíba.

Foto: Diác. José Bezerra de Araújo