Home | Publicação | ASSEMBLEIA DO COMINA DEBATE ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL

Compartilhe:

ASSEMBLEIA DO COMINA DEBATE ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL

19/03/2024

ASSEMBLEIA DO COMINA DEBATE ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL

A sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, acolheu nos dias 15 a 17 de março a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA). O encontro reuniu os Bispos Referenciais da Ação Missionária, Coordenadores de Conselhos Missionários Regionais e Representantes de Organismos Missionários que integram o COMINA. Dentre os presentes estavam Dom Pedro Brito Guimarães, bispo referencial da Comissão Missionária do Norte 3 (CNBB) e Luzia Vieira, Articuladora e Coordenadora do Conselho Missionário Regional Norte 3 (Comire), ambos pertencentes a Arquidiocese de Palmas. O diácono Alberto Magno de Carvalho Melo, da Arquidiocese de Brasília (DF) representou a Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL.

Dom Maurício Jardim, Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, deu abertura ao encontro, esclarecendo os objetivos desta assembleia: Ampliar e dinamizar o ver, o iluminar e o agir do Programa Missionário Nacional; Apresentar algumas diretrizes gerais para vida missionária da Igreja do Brasil; e produzir diretrizes específicas a partir de cada prioridade do Programa Missionário Nacional.

Olhar para a realidade
Para iniciar o aprofundamento e atualização do Programa Missionário Nacional (PMN), a assembleia propôs uma análise da conjuntura eclesial, com a assessoria do Pe. Jânison de Sá, subsecretário de Pastoral da CNBB e membro do INAPAZ – Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. Pe. Jânison alertou durante sua exposição que “A religião não desapareceu das sociedades contemporâneas, mas passou para um outro lugar sociocultural”. Segundo o estudo do INAPAZ, “a capacidade do catolicismo brasileiro de ajudar a plasmar valores para o conjunto da vida, já não possui o mesmo fôlego que teve em outras épocas”. Outro destaque importante apontado pelo assessor foi que “a missão não é recolhimento saudosista, mas sim saída para gerar pequenas comunidades onde quer que o Espírito Santo permita, indique e fortaleça. Na conclusão, Pe. Jânison apontou três possíveis caminhos para a evangelização atual: missão, comunidade e iniciação à vida cristã. Ainda neste primeiro momento, dom Esmeraldo Barreto de Farias, membro da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, sintetizou o primeiro passo do PMN – o compromisso de ver a realidade, que foi também acrescentado com a contribuição dos participantes na fila do povo.

A 39ª Assembleia do COMINA também foi ocasião para esclarecer os encaminhamentos da comitiva brasileira que participará do 6º Congresso Americano Missionário, em novembro deste ano, em Porto Rico. Durante a manhã do domingo, os participantes também acompanharam as exposições sobre a articulação das Pontifícias Obras no Brasil, nas Obras específicas e no projeto de atualização das POM no Brasil. Esta iniciativa, segundo a Ir. Regina Pedro, Diretora das POM no Brasil, será realizada de janeiro a dezembro deste ano, com o objetivo de implementação de estratégias, governança e gestão para potencializar as POM no Brasil, considerando os contextos contemporâneos e os apelos do Magistério da Igreja.

Durante a manhã também foi apresentada a nova marca oficial da Campanha Missionária e apresentado os relatórios de prestação de contas com os valores enviados ao Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma.

* Fonte: POM - Pontíficias Obras Missionárias