Home | Publicação | ATUALIZAÇÃO DO ESTATUTO DA CND FOI PAUTA DE TRABALHO NO 2º DIA DA REUNIÃO AMPLIADA DA CND

Compartilhe:

ATUALIZAÇÃO DO ESTATUTO DA CND FOI PAUTA DE TRABALHO NO 2º DIA DA REUNIÃO AMPLIADA DA CND

10/05/2024

ATUALIZAÇÃO DO ESTATUTO DA CND FOI PAUTA DE TRABALHO NO 2º DIA DA REUNIÃO AMPLIADA DA CND

Nesta sexta-feira, 10 de maio, a prioridade foi a apresentação do método de trabalho e reflexão sobre a atualização do Estatuto Canônico e Civil da Comissão Nacional dos Diáconos, bem como da criação do Regimento da CND. Com metodologia de oração, informação e partilha, o Diácono Miguel Fernando Rigoni, da Arquidiocese de Curitiba (PR) e membro da Equipe Nacional de Assessoria Jurídica - ENAJ, conduziu o trabalho. A primeira reflexão através da conversação no Espírito, teve como subsídio Jesus Mestre, refletindo a escolha dos 12 Apóstolos (Mc 3,13-19), e a escolha dos 7 Diáconos (At 6, 1-8).

Diácono Miguel introduziu o tema da atualização do Estatuto, uma exigência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Expôs o conteudo do Estatuto em vigência e o planejamento e cronograma da Consulta ao Corpo Diaconal do Brasil. Juntamente com o Secretário da CND Diácono Leandro Marcelino Santos, Diácono Miguel apresentou o formulário virtual para inserção de sugestões para o Estatuto.

Na parte da tarde, foram formados os grupos de reflexão, na busca de discernimento sobre temas inerentes à atualização e, no plenário, coletar as sugestões levantadas por cada grupo. Foi feito o exercício de preenchimento do formulário de propostas, com as primeiras explanações sobre o possível e o não ideal. A partir desse exercício prático, ficou confirmada a metodologia e etapas a serem aplicadas junto ao Diaconado do Brasil: Consulta à Presidência e Assessorias da CND; consulta aos presidentes das Comissões Regionais; aos líderes das Comissões Arquidiocesanas e Diocesanas, e consulta ao Corpo Diaconal.  O prazo de consulta será de 123 dias - 13 de maio a 14 de setembro de 2024.

Após o jantar, o tesoureiro da CND, diácono Rosendir Guimarães de Souza apresentou o relatório da Tesouraria, seguida da manifestação do Conselho Fiscal e Econômico. A oração final e bênção foi ministrada pelo bispo referencial dom Valter Magno de Carvalho.

Foto: Alan Venâncio - ENAC / CND