Home | Publicação | Atualização do Estatuto da Comissão Nacional do Diáconos

Compartilhe:

Atualização do Estatuto da Comissão Nacional do Diáconos

20/06/2024

Estimados Diáconos,

A CND através da Equipe Nacional de Assessoria Jurídica (ENAJ) iníciou os trabalhos de adequação e atualização do Estatuto da CND. Esta atualização é uma exigência da CNBB.

Este trabalho está sendo feito por etapas e conta com a participação de todos os diáconos do Brasil enviando sugestões de atualização.

A primeira Fase teve início em 13/05/2024 e foi encerrada em 15/06/2024, participaram desta fase os integrantes da Presidência (6), das Assessorias, Conselho Fiscal e Econômico, do Assessor Eclesiástico e dos Bispos Referenciais, atual e anterior, inerentes à Comissão Nacional dos Diáconos (CND).

A segunda Fase teve ínicio em 18/06/2024 e participam desta os integrantes das Comissões Diocesanas (CDD), Arquidiocesanas (CAD), Regionais (CRD), Assessores Eclesiásticos e Bispos Referenciais. 

A terceira e última Fase terá início em 01/08/2024 com encerramento em 14/09/2024, participam desta última fase os demais Diáconos Permanentes do Brasil, isto é, aqueles que não ocupam funções nas Comissões dos Diáconos em quaisquer de seus níveis.

Os presidentes de CRD já receberam o formulário para preenchimento de sugestões e ficaram com a responsabilidade de enviar este formulário para os diáconos da segunda fase; "integrantes das Comissões Diocesanas (CDD), Arquidiocesanas (CAD), Regionais (CRD), Assessores Eclesiásticos e Bispos Referenciais."

Se ainda não recebeu o formulário procure seu Regional.

ORIENTAÇÕES 

1. Para o preenchimento deste formulário é obrigatória a leitura do ESTATUTO DA CND, disponível no link https://cnd.org.br/estatuto e do REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS (ELEIÇÕES), disponível no link https://cnd.org.br/regulamento

2. Também é indispensável que seja feita a leitura do ESTATUTO CANÔNICO E REGIMENTO INTERNO DA CNBB (Documento 113), disponível para compra no site das Edições CNBB.

Diácono Leandro Marcelino Santos - Secretário da CND