Home | Publicação | CAD de Brasília (DF) realizou Retiro Canônico de Diáconos e Esposas

Compartilhe:

CAD de Brasília (DF) realizou Retiro Canônico de Diáconos e Esposas

01/12/2021

CAD de Brasília (DF) realizou Retiro Canônico de Diáconos e Esposas

A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos de Brasília (DF) realizou o retiro espiritual entre os dias 26 e 28 de novembro do corrente ano, tendo como tema “Jesus simulou que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram, dizendo, permanece conosco” (Lc 24, 28-29) e o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17 21). O pregador do retiro foi o Vigário Episcopal para os Diáconos, padre Miguel Alon Barros Souza, que na missa de abertura orientou que “não devemos ter medo dos sinais que o mundo moderno nos apresenta, mas encarar com coragem, fé e esperança em Deus”.

No primeiro momento com o padre Miguel, destacou-se a importância do “caminhar juntos”, em “fazer essa experiência de comunhão entre nós, com o clero e todo o povo de Deus. Todos somos chamados a aprender no “caminhar juntos” como os discípulos de Emaús que através da escuta da Palavra, da oração, da adoração, da proximidade e da ternura formaremos um corpo e uma Igreja sinodal que busca a santidade”. Enfocou as três palavras chaves do Papa Francisco na abertura do Sínodo: Comunhão, Participação e Missão que são princípios necessários para a realização do ministério diaconal.

No segundo momento, padre Miguel ressaltou sobre o processo de formação da Espiritualidade Trinitária que se inicia no batismo e que não tem fim. “É um mistério e temos que mergulhar nas águas mais profundas para tentar ver o seu tamanho. Portanto precisamos seguir um processo, cumprindo as suas etapas que são: Primeiro, o Encontro com Jesus que nos chama: “Segue-me”. Esse encontro deve ser renovado todos os dias através do “Kerigma”, servindo os mais necessitados, na Eucaristia diária. O segundo passo é a Conversão, mudança de vida radical aquele que acredita. Terceiro passo é Seguir, quem persevera, tornou-se discípulo fiel e compromissado com Jesus. O quarto passo é a Comunhão que exige participação na comunidade, não existe vida cristã fora da comunidade. E o quinto é o Envio, Jesus envia aqueles que acreditaram n’Ele, envia de dois em dois”.

Na partilha entre os trinta e nove diáconos, onze esposas e uma filha ouvimos depoimento de quem perdeu sua esposa. Foram momentos de sentimentos, saudades e lembranças; mas também partilha de alegrias como, diácono psicólogo que acompanha casais e jovens, e uma mensagem de coragem, forças, fé e esperança para nossa caminhada diaconal pronunciada por Claudinha, deficiente visual, filha do diácono Damasceno e Inês. O padre Miguel Alon disse que o programa de vida do diácono permanente é de caminhar juntos com a esposa, com o pároco, lembrando a importância do diálogo, de trabalhar as três diaconias, não somente a da Palavra, mas, também, as outras dimensões, como, por exemplo, a do serviço social, a da caridade, a da visitação, o do acolhimento e, principalmente, a da dimensão da dupla sacramentalidade que também tem seus conflitos, podendo ser externos e internos.

Houve também momentos de orações, tais como: Via-Sacra, oração do Terço Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas com Laudes, confissões e convivência. O retiro propôs reconhecer Jesus na Palavra, na convivência com os irmãos e conscientes de que, caminhando juntos, nos encontramos com Jesus, cada um com seu carisma, e assim, contribuir para edificar uma Igreja mais missionária.

Colaboração: Diác. Hamilton dos Santos Nascimento – Brasília (DF) - Segundo Secretario da CND