Home | Publicação | CCM OFERECE CURSO DE ATUALIZAÇÃO MISSIONÁRIA PARA DIÁCONOS PERMANENTES

Compartilhe:

CCM OFERECE CURSO DE ATUALIZAÇÃO MISSIONÁRIA PARA DIÁCONOS PERMANENTES

29/05/2025

CCM OFERECE CURSO DE ATUALIZAÇÃO MISSIONÁRIA PARA DIÁCONOS PERMANENTES

https://www.ccm.org.br/

Acontecerá de 28 de julho a 01 de agosto de 2025, no Centro Cultural Missionário (CCM), o curso de "Atualização Missionária para Diáconos Permanentes". O curso pretende animá-los na vivência da sua identidade missionária, fortalecê-los na vivência da espiritualidade, considerando que o ministério diaconal tem o seu ponto de partida e de chegada na Eucaristia, e ajudá-los e orientá-los no processo de conversão pastoral-missionária. Específico para Diáconos permanentes e suas esposas, e candidatos ao Diaconato permanente (em formação).

Inscrições através do link: https://www.ccm.org.br/formacoes-missionarias/atualizacao-missionaria-para-diaconos-permanentes/

Concepção geral do curso: “A formação permanente é uma exigência da própria vocação diaconal que solicita do diácono estar sempre atualizado para que seu serviço responda às necessidades de cada momento histórico” (Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, 222). Levando em consideração a preocupação da Igreja no Brasil pela formação continuada de diáconos permanentes, o CCM quer colaborar com as Igrejas particulares. Por isso, dando continuidade à iniciativa formativa do ano passado, quando se refletiu sobre “A identidade e responsabilidade missionária do diácono permanente”, oferece mais um curso de atualização missionária para diáconos. O curso pretende animá-los na vivência da sua identidade missionária, fortalecê-los na vivência da espiritualidade, considerando que o ministério diaconal tem o seu ponto de partida e de chegada na Eucaristia, e ajudá-los e orientá-los no processo de conversão pastoral-missionária.

Objetivo geral: Proporcionar aos participantes uma reflexão e aprofundamento sobre a identidade do diácono permanente, tendo como pano de fundo o mistério da Eucaristia, enquanto fonte da missão e do impulso à solidariedade, a partir do Documento de Aparecida e da Evangelii Gaudium.

Objetivos específicos: Refletir sobre a missão evangelizadora que constitui a vocação própria da Igreja e a sua mais profunda identidade (cf. Evangelii Nuntiandi, 14);  Apresentar algumas chaves de leitura que o Documento de Aparecida e a Evangelii Gaudium oferecem sobre a Eucaristia e como ela representa fonte da evangelização e impulso à solidariedade, especialmente para com os mais pobres e abandonados; Oferecer reflexão sobe a comunhão eclesial que nasce da Eucaristia e está a serviço da missão (comunhão missionária); Fazer entender por que a Eucaristia não pode jamais separar-se da vida concreta; Sensibilizar os participantes que a Eucaristia e a missão são o modo de viver do discípulo missionário;

Cronograma e temas propostos: O curso acontecerá durante a semana. Será realizado da seguinte forma: 2ª-feira, das 18:00h às 21:30h; de 3ª-feira a 5-feira, das 7:00h às 21:00h; 6ª-feira, das 7:00h às 12:00h.

28 de Julho - Tema: Apresentação e introdução ao curso
Assessor: Pe. Tiago Ávila Camargo

29 de Julho - Tema: Diácono: sua identidade e missão a partir do “Diretório do ministério e da vida dos diáconos permanentes”
Assessor: Diác. Júlio César Bendinelli

- Tema: A liturgia como fonte de comunhão eclesial e da missão
Assessor: Frei Luís Felipe Marques

30 de Julho - Tema: A Eucaristia forma discípulos missionários e é origem e cume de toda atividade missionáriaEucaristia e missão: o modo de viver do discípulo missionário (diácono permanente)
Assessor: Diác. Júlio César Bendinelli 

31 de Julho - Tema: A Eucaristia não pode jamais separar-se da vida concreta do diácono permanente. A Eucaristia e o compromisso com os pobres
Assessor: Pe. Antônio Niemiec

01 de Agosto - Tema: Organização e comunhão missionária na Igreja no Brasil
Assessor: Pe. Tiago Ávila Camargo

Assessores

Diác. Júlio César Bendinelli. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST/RS), pós-graduado em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina. Atualmente dedica-se ao ensino da Sagrada Escritura, Teologia e Ciências da Religião, bem como à pesquisa de temas relacionados ao ministério diaconal.

Frei Luís Felipe Marques OFMConv. É frade franciscano conventual. Mestre e doutor em Teologia Sacramental, Ele é o responsável pelo Setor Pastoral Litúrgica na Comissão Episcopal para a Liturgia na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pe. Tiago Ávila Camargo. Assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Diretor Geral do Centro Cultural Missionário (CCM). Do clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS). Bacharel e licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia (PUCRS), especialista em Missiologia (CCM – FATEO Brasília), especialista em Direito Matrimonial e Processual Canônico (Faculdade Católica de Fortaleza), mestrando em Teologia (PUC-Rio). Participou do projeto Igrejas Irmãs, na Diocese de Xingu-Altamira (PA).

Pe. Antônio Niemiec CSsR. Missionário redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida, polonês; há 38 anos no Brasil. Possui mestrado em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Atualmente, é coordenador pedagógico pastoral do CCM.

Metodologia de ensino e aprendizagem: Reflexões temáticas; Trabalho em grupos e partilha de experiências; Momentos orantes e celebração eucarística; Utilização de recursos audiovisuais; Indicações de referências bibliográficas para aprofundamento da reflexão pessoal.