Home | Publicação | CND AVALIA CAMINHADA DE 2021 EM LIVE DO MOMENTO CND

Compartilhe:

CND AVALIA CAMINHADA DE 2021 EM LIVE DO MOMENTO CND

15/12/2021

CND AVALIA CAMINHADA DE 2021 EM LIVE DO MOMENTO CND

A Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC/CND) realizou mais uma live do Momento CND, nesta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, entre às 20 e 21h30, via googlemeet, transmitida ao vivo pelos canais do Facebook e YouTube, da Comissão Nacional dos Diáconos. A live foi com a Diretoria da Comissão Nacional dos Diáconos (CND): Presidente, Diác. Francisco Salvador Pontes Filho; e vice-Presidente, Diác. Júlio César Bendinelli. Por motivos pessoais, estiveram ausentes o Secretário, Diác. José Oliveira Cavalcante (Cory) e o Tesoureiro, Diác. Antônio Oliveira dos Santos.

A live foi conduzida pelos integrantes da ENAC, Diáconos José Carlos Pascoal (coordenador), Leandro Marcelino Santos, José Bezerra de Araújo e o aspirante ao Diaconato Alan Oliveira Venâncio. Foram feitos relatos sobre vários aspectos da caminhada do Diaconado no Brasil, durante o ano, incluindo articulação entre CND-CRDs-CADs e CDDs; crescimento do número de ordenações; escolas diaconais; e a criação de um novo Regional da CNBB no Brasil – Leste 3, composto pelas dioceses do Espírito Santo. “A criação do Leste 3 abre uma boa e promissora perspectiva para com o Diaconado Permanente”, afirmou o Vice-Presidente, Júlio Bendinelli.

O Presidente, Diác. Chiquinho, informou que atualmente existem diáconos permanentes em 199 das 278 dioceses e prelazias do Brasil. “Estimamos que no Brasil existem cerca de 6.000 Diáconos Permanentes. Desse total, temos 4.256 filiados na CND. Entre 2019 e 2021 foram ordenados 819 Diáconos Permanentes”, relatou o Presidente. Foram abordados vários outros aspectos da caminhada diaconal durante 2021, inclusive a perda de diáconos para a COVID e outras doenças. “Em 2020, perdemos 24 Diáconos para a COVID; em 2021, foram mais 41, além de outras 33 mortes causadas por outras doenças”, informou o Presidente.

No final, foram informados eventos que estão previstos para acontecerem presencialmente, em 2022, caso as condições da Pandemia permitam. Um deles é o Encontro Nacional de Formadores e Diretores de Escolas Diaconais, de 14 a 17 de março, em Brasília; outro, a Assembleia Nacional Ordinária não eletiva, de 29 a 31 de julho, na Serra da Piedade, na área da Grande Belo Horizonte. O Presidente também falou sobre o estágio atual da aquisição da sede da CND, em Brasília. “Estamos na fase do registro do imóvel em cartório, faltando apenas alguns documentos; já pagamos a primeira parcela à CNBB e a última será paga quando for concluído o registro em cartório, em nome da CND”, informou o Diác. Chiquinho.

Foto/Print: Diác. José Bezerra de Araújo