Home | Publicação | CND manifesta pesar pelo falecimento de Dom Sérgio Castriani

Compartilhe:

CND manifesta pesar pelo falecimento de Dom Sérgio Castriani

04/03/2021

CND manifesta pesar pelo falecimento de Dom Sérgio Castriani

A presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através do seu Presidente, Diác. Francisco Salvador Pontes Filho (Diác. Chiquinho), em nome do corpo diaconal do Brasil, manifesta seu pesar e solidariedade à Arquidiocese de Manaus e aos familiares de Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito da Arquidiocese amazonense, que faleceu neste dia 03 de março de 2021. O comunicado do falecimento de Dom Sérgio foi feito pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Stiner, em nota publicada nesta última quarta-feira, 03 de março.

" Estamos vivendo momento de grande tristeza com o anúncio da Páscoa definitiva de nosso Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani.
Como somos gratos a Deus por sua presença e testemunho de vida missionária neste chão amazônico. Amava esta terra com tamanha intensidade e envolvimento pastoral solicito. Conhecia como poucos a realidade de homens e mulheres que habitam este lugar enigmático e desafiador. Homem do diálogo aberto, Franco, respeitoso, amável e dócil. Era, de fato, um apaixonado pela cultura do diálogo e dizia sempre que era filha do encontro. Aproveitava todas as oportunidades e ocasiões para estender a mão ao outro mesmo nas adversidades. Estava radiante com os objetivos e propostas desta Campanha da Fraternidade ecumênica. Aos diáconos e esposas dedicou tempo, atenção e escuta. Amou e foi amado com intensidade e muito respeito. Os nossos encontros periódicos em sua residência o deixavam feliz, alegre e refeito. Como era prazeroso ouvi-lo e apreciar tamanha sabedoria que brotava de um coração humildade, simples", afirma o Diác. Chiquinho em sua nota de pesar. 

O velório e sepultamento de Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo Emérito de Manaus, acontecerão nesta quinta-feira, dia 04 de março. O velório acontece desde às 10h, em frente à catedral de Manaus, observando os cuidados para evitar aglomeração. A celebração de corpo presente será às 17 horas, na Catedral, com restrição de presença em razão da pandemia. A celebração será transmitida pela TV Encontro das Águas, a Rádio Rio Mar e a Rádio Castanho. O sepultamento acontecerá na Catedral Metropolitana. Estas informações são de nota divulgada pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Stiner e publicadas no site da CNBB (www.cnbb.org.br).

Foto/imagem: www.cnbb.org.br