Home | Publicação | Comunicado da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND

Compartilhe:

Comunicado da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND

03/01/2021

Comunicado da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND

Caríssimos irmãos diáconos e esposas

Saúde, esperança e paz!

           Estamos iniciando um novo ano e, com ele, as nossas atividades remotas. Ainda não temos uma definição quanto à possibilidade de atividades presenciais, devido ao estado de pandemia que assola o país e o mundo. Tão logo tenhamos a probabilidade de eventos presenciais, comunicaremos a todos de imediato.

            A primeira reunião da presidência está marcada para os dias 02 e 03 de março de 2021, no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília e, em seguida, no mesmo local, dias 04 a 06, a reunião ampliada com todas as Assessorias, Comissões Regionais e Presidência. Para a realização presencial desses dois primeiros eventos, aguardamos um posicionamento oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Em caso de decisão negativa, utilizaremos o modo virtual, como no ano passado.

            Temos previsto para a este ano a realização de eventos importantes, como o Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, de 17 a 20 de maio, que não foi possível realizar no ano de 2020, devido a pandemia. A ENAP – Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica, já está com tudo formatado, esperando apenas condições seguras para tal.

            A Assembleia não Eletiva da CND acontecerá em Belo Horizonte, na Serra da Piedade, nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto deste ano, se as condições sanitárias e de segurança nos permitirem.

            A Reunião da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada – CMOVIC está programada para os dias 06 a 09 de setembro, no CCM de Brasília, com a participação da Presidência e Presidentes de Regionais. As perspectivas nos indicam chance de modo presencial.

            Se as condições financeiras e sanitárias forem favoráveis, estamos estudando a possibilidade de realizar o Primeiro Encontro de Diáconos Juristas e Esposas Juristas de Diáconos nos dias 21 a 23 de outubro, também no CCM de Brasília. Este é um projeto novo que está sendo apoiado pela CND, que conta com a participação de Frei Evaldo Xavier, advogado e assessor canônico da CNBB e que esperamos, possa se concretizar e trazer bons frutos na área do direito para muitos irmãos necessitados de justiça.

            Os nossos convênios com as faculdades Claretianos e Uninter, continuam e esperamos uma boa participação dos filiados à CND, principalmente, nos cursos de graduação e outros. Peço aos senhores presidentes de CRDs e CDDs, uma ampla divulgação deste projeto, que façam chegar ao conhecimento de todos essa novidade que tem por finalidade a formação permanente de nossos diáconos e que se estende, também, às esposas e filhos. Todos são cursos de qualidade e reconhecidos pelo MEC.

            A parceria com a CNBB, propicia um desconto de 20%, em todos os produtos das Edições CNBB, oferecido aos diáconos filiados na CND, bastando apenas apresentar a carteira de identificação diaconal. Se estiver de passagem por Brasília, pode efetuar sua compra diretamente na loja das Edições CNBB ou, se preferir, de forma virtual no próprio site da Editora.

            A campanha de filiação está atingindo o seu objetivo e a meta é alcançar o maior número de diáconos inscritos na CND. Pedimos a ajuda dos que já são filiados para que, em conjunto com os presidentes das Comissões Regionais e Comissões arquidiocesanas e diocesanas façam um levantamento de quantos diáconos ainda não são filiados, nos repassando essa informação, para que possamos ajudá-los a fazer contato direto com cada um. A filiação à CND é gratuita, contudo, se desejar a emissão da carteira de identificação, o interessado deverá contribuir com o valor de R$ 25,00, para arcar com custo de impressão e remessa via Correio. Estamos encontrando certa dificuldade na entrega via correio, esperamos que tudo volte à normalidade. Recebemos informação de diáconos que fizeram pagamento em duplicidade por ocasião da emissão de sua identidade diaconal. Solicitamos que apresentem comprovantes e nós faremos de imediato o ressarcimento do valor devido.

            A campanha para conseguirmos recursos para compra de um Espaço Diaconal em Brasília (DF), teve seu início e já temos manifestações de apoio de muitos lugares, tanto de diáconos como de outras pessoas interessadas em contribuir de forma espontânea, para alcançamos essa meta e atingir o nosso objetivo, sonho de todos. Vamos dar a devida divulgação nos grupos e compartilhar o máximo que pudermos. Vamos disponibilizar mensalmente planilha com o resultado das contribuições em cada mês, possibilitando um acompanhamento e apreciação dos interessados. Tudo faremos de forma transparente e acessível a todos. Em nosso site (www.cnd.org.br) e em nossas mídias sociais, já se encontram informações mais detalhadas, que ajudam a encontrar o meio mais adequado de fazer a sua contribuição. Mais uma vez, esclareço que esta campanha é de natureza voluntária e espontânea, portanto, não tem caráter obrigatório.

            Com a fixação do novo salário mínimo, já possível saber com antecedência o valor de nossa anuidade para 2021, que será de R$ 132,00 (Cento e trinta e dois reais). É imprescindível fazer o contato com o presidente de seu Regional para alinhar a melhor forma de recolhimento de sua anuidade. O recolhimento deverá ser via regional, conforme previsto em nosso Estatuto. Pede-se aos senhores presidentes de Regionais que estejam devidamente preparados e organizados, no sentido de viabilizar e tornar célere todo o procedimento de recolhimento.

            Lembramos da importância de uma conta bancária para realizar essas transações com os diáconos de seu regional. Isto não se aplica às demais contribuições, como doações para a CND, taxa de emissão de carteiras de identificação, segunda via de carteira, ajuda para aquisição de nosso espaço físico em Brasília. Nessas situações, tudo será de forma direta com a CND, nos moldes e procedimentos adotados até então.

            Por outro lado, os senhores presidentes uma vez recebido o valor da anuidade, deverão providenciar repasse de imediato à CND, observando o centavo que identifica o regional remetente, observação importante para o monitoramento e controle de nossa tesouraria, caso contrário fica momentaneamente sem identificação. Planilhas serão enviadas mensalmente aos presidentes de Regionais que, por sua vez, repassarão aos presidentes de CDDs, para ciência e apreciação.

            Agradecemos o empenho e dedicação de todos os irmãos nesta jornada pelo bem de nosso diacônio. Estamos juntos e sempre à disposição.

            Na força do Cristo que vive e Reina,

Diácono Francisco S. Pontes Filho, Presidente da CND

Manaus/AM.