Home | Publicação | Diaconado Nacional – próximos passos

Compartilhe:

Diaconado Nacional – próximos passos

22/11/2019

Diácono Zeno Konzen

Presidente da CND

Chegamos ao fim de agosto onde, durante esse mês, vivenciamos uma Igreja toda ministerial que a cada semana lembramos e refletimos uma vocação específica. Entramos, agora, em setembro mês da Bíblia. Período que nos pede a Igreja para vivenciarmos mais profundamente a Palavra de Deus. Refletimos, então, em agosto a nossa vocação dentro e fora da Igreja.

Lembro-me que um amigo de caminhada certa vez disse-me: “volte sempre ao primeiro amor; que é o amor à vida.” Todos nós temos que voltar a esse primeiro amor que nos motiva a sermos cristãos e como diáconos servidores a exemplo de Maria Santíssima, aquela que foi a primeira servidora a dizer: “ faça-se em mim segundo a tua palavra.”  Assim a caminhada se torna menos pesada e animamos nossos corações.

O Papa Francisco nos lembrava na Santa Missa de Aparecida três pontos de reflexão para nossas vidas: esperança, superação e alegria, dizia o Santo Padre. ESPERANÇA: Esperar em Deus e confiar a Ele a nossa missão. SUPERAÇÃO: É buscar na Sagrada Escritura o caminho certo e a verdade segura. ALEGRIA: Como não ser alegre com Cristo em nossas comunidades. É a presença Dele que nos alimenta, aumenta nossa fé num mundo melhor.

A liturgia do primeiro domingo de setembro já nos orientava a não ocupar os primeiros lugares, assim, impelidos a não buscar privilégios, mas, sim servir numa sociedade tão materialista e consumista. A bíblia, então, nos dá um norte seguro, pois, é Palavra escrita através das experiências da caminhada do povo de Deus que sentiu na pele o sofrimento da época em que se formavam as primeiras comunidades. Foi no dia a dia daqueles homens e mulheres que Deus foi se revelando e inspirando o que deveriam escrever para o conhecimento da humanidade. E, hoje, através do magistério da Igreja Deus continua a nos mostrar o caminho seguro que devemos trilhar. Disse o Senhor: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Se conhecemos a verdade que é amor e justiça devemos praticar em nosso caminhar missionário o amor e a justiça. Certamente um dia teremos que prestar contas do nosso proceder, sobretudo do que fazemos com os mais humildes e necessitados. Que nossos passos sejam iluminados pela Sagrada Escritura para que sejamos luz e exemplo para outras pessoas conhecerem a Jesus Cristo e seu plano salvífico.

A Comissão Nacional dos Diáconos e assessores esteve reunida em Vitória no Espírito Santo nos dia 22 a 25/agosto/13. Debatendo, entre outros assuntos, a elaboração do subsídio que será o documento de estudos nos encontros regionais e inter-regionais que deverão acontecer em 2014. Queremos fazer memória a restauração, vida e ministério do diaconado na Igreja. Esse subsídio terá a colaboração do padre Valter Goetert que nos apresenta: marcos fundamentais do Concílio Vaticano II. O diácono José Duran y Duran que reflete: de onde partimos e onde chegamos. Também a ENAP (Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica) – Contribuição dos diáconos permanentes para a paróquia, e o diácono Júlio Bendinelli nos apresenta – perspectivas para o ministério. O tema: O concílio vaticano II e os 50 anos de restauração. Lema: Anunciando o evangelho a todas as cidades (At 8,40). 

A assembleia será em Aparecida (SP) nos dias 24 a 27/abril/2015. O 13º Encontro de formadores e diretores das escolas diaconais será de 02 a 05 de setembro de 2014 em São Leopoldo (RS), com o tema: Diáconos e os desafios da nova evangelização. Lema: Vós sois a luz do mundo (Mt 5,14). Temos aí três grandes momentos que exigem nossa presença e participação. Precisamos agendar essas datas. Estaremos reunidos entre 14 e 17/outubro/13 em Brasília para na reunião do CMOVC e aí definir as datas dos encontros regionais e inter-regionais. Estaremos divulgando mais datas nos próximos meses com mais notícias. Aguardem.