Home | Publicação | Diáconos da Arquidiocese de Sorocaba (SP) realizaram Encontro de Formação Permanente em Porto Feliz (SP)

Compartilhe:

Diáconos da Arquidiocese de Sorocaba (SP) realizaram Encontro de Formação Permanente em Porto Feliz (SP)

18/10/2022

Diáconos da Arquidiocese de Sorocaba (SP) realizaram Encontro de Formação Permanente em Porto Feliz (SP)

O diácono José Carlos Pascoal, da ENAC – Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação da CND/BRASIL, participou do encontro para exortar sobre filiação à CND e contribuição para manutenção da CAD – Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, CRD – Comissão Regional dos Diáconos Sul 1 e CND – Comissão Nacional dos Diáconos.

Na manhã do dia 15 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Porto Feliz (SP), acolheu os Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Sorocaba (SP), que fizeram o seu encontro mensal de formação no Centro Pastoral Paroquial, recepcionados pelo Diácono Silvio Buzzo, Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, e também pelo Pároco Padre Antonio Carlos Fernandes. Após o café da manhã foram rezadas as Laudes, conduzida pelo Diácono Silvio e depois, a apresentação dos candidatos ao Diaconato Permanente Senhores Jéferson – Paróquia Nossa Senhora da Piedade -Eden, e Eduardo – da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos – Sorocaba. Também o Diácono Transitório Bruno Aristides Martins estava na reunião e fez o convite oficial para sua ordenação presbiteral, juntamente com os demais, Diogo Antunes Victor e Julian Carlos de Camargo. que será no dia 06 de novembro, as 15 horas na Matriz São João Batista e Imaculada Conceição de Votorantim (SP).

Dando sequência à Formação Permanente, o Padre Sérgio Murilo Scudeler fez um estudo sobre o serviço Diaconal na Missa – Ofício e Ministérios na Sagrada Liturgia presidida por um Bispo. Inicialmente abordou o aspecto histórico e Bíblico da relação Diácono com o Bispo e depois entraram as questões práticas, que esclareceu muitas dúvidas dos Diáconos. No momento das informações, usaram da Palavra o Diácono Paulo Sebastião Vieira, informando sobre a nova organização da Cáritas Arquidiocesana, que definitivamente voltou às suas atividades, e o Diácono Jair Francisco Gomes Júnior, da Paróquia São José, de Cerquilho, que informou sobre a finalização da consulta sinodal e que o pedido de Dom Julio aos Diáconos é terem uma participação mais ativa nas próximas etapas que agora acontecerão também nas paróquias.

O Diácono José Carlos Pascoal, de Salto, Diocese de Jundiaí (SP) e da ENAC/CND, usou da palavra para informar sobre os organismos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, em seguida, exortar os diáconos a se filiarem à CND e o porquê da contribuição dos Diáconos Permanentes para a manutenção da CAD, CRD Sul 1 e CND. Explicou também sobre a carteirinha eclesial da CNBB, lembrando que os filiados passam a ter também a carteirinha da CND. “Temos aproximadamente 6.500 Diáconos Permanentes no Brasil, mas o número de filiados às CND não chega a 4.500. Também exorto sobre a importância das contribuições para custear as despesas decorrentes das atividades próprias da CAD, CRD Sul 1 e CND”, disse o diácono Pascoal, fazendo um apelo para que a atual Comissão Arquidiocesana direcione o valor proposto pela Comissão Nacional dos Diáconos.

Padre José Edmilson Santos Silva, Assessor dos Diáconos, deu a Bênção final e, após a foto oficial, os Diáconos tiveram um almoço oferecido pela Paróquia, com a Bênção dos alimentos sendo ministrada pelo Pároco Padre Toninho. Os Diáconos agradecem a carinhosa acolhida e em especial a equipe de eventos que foi a responsável pelo café da manhã e o almoço.

Colaboração: Diácono José da Cruz e Diácono Antonio Sartorello Neto.

Fotos: Pascom Nossa Senhora Mãe dos Homens