Home | Publicação | DIÁCONOS DEBATEM PASTORAL CARCERÁRIA NO MOMENTO CND

Compartilhe:

DIÁCONOS DEBATEM PASTORAL CARCERÁRIA NO MOMENTO CND

21/10/2021

DIÁCONOS DEBATEM PASTORAL CARCERÁRIA NO MOMENTO CND

O Momento CND, realizado na última terça-feira, 19 de outubro de 2021, trouxe um debate sobre “A Diaconia na Pastoral Carcerária”, através do relato dos diáconos permanentes Oscar Castro, da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais, e José Tadeu Rodrigues da Costa, da Diocese de Patos, Paraíba. O Momento CND é realizado pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), formada pelos Diáconos José Carlos Pascoal, José Bezerra de Araújo, Leandro Marcelino Santos e Alan Oliveira Venâncio, aluno da Escola Diaconal de Belo Horizonte.

O relato mostrou várias dificuldades na realização do trabalho pastoral junto aos apenados. Em Belo Horizonte, o Diácono Oscar destacou como pontos difíceis a pouca disponibilidade de agentes para esta pastoral e a descrença de parte da sociedade na recuperação dos apenados. Destacou, também, o bom relacionamento que os integrantes da Pastoral têm com a direção do presídio e a alegria de ver apenados recuperados, trabalhando ao concluir a pena e voltando ao convívio pacífico com a sociedade.

O Diácono José Tadeu também destacou a dificuldade com a carência de agentes para esta Pastoral. Ele realiza o trabalho tanto no presídio quanto nas cadeias da cidade. Um dos trabalhos frutíferos é o processo de reeducação de apenados, inclusive com uma biblioteca para estudos, no presídio. “Temos um deles que realizará as provas do ENAM”, disse. Ele também destacou que no presídio também é feito um trabalho de “terapia ocupacional”, com o cultivo de hortas, e os produtos enriquecem a alimentação dos apenaados. “O Diretor facilita muito o nosso trabalho e tem uma visão bem humanista em relação aos apenados”, disse. A Pastoral também acolhe famílias dos apenado “e, no dia 12, celebramos o dia das crianças, com os pais, dentro do presídio”, destacou o Diácono José Tadeu.

Foto/print: Diác. José Bezerra de Araújo