Home | Publicação | Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí refletem sobre a importância das mídias sociais para a Evangelização

Compartilhe:

Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí refletem sobre a importância das mídias sociais para a Evangelização

08/02/2020

Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí refletem sobre a importância das mídias sociais para a Evangelização

Foi realizado neste sábado, 8 de fevereiro, o Encontro de Atualização para Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiai (SP), no Anfiteatro da Cúria Diocesana. O tema apresentado foi: “A importância das mídias sociais para Evangelizar no mundo que vivemos hoje”, apresentado pelo especialista em Marketing Digital, professor Anderson Muller, de Jundiaí.

A reunião foi iniciada com a Oração das Nove Horas, conduzida pelos diáconos da Região 8 de Pastoral da Diocese, que compreende as Paróquias de Salto. Após a acolhida pelo presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD), diácono Irvando Luiz Ferreira Silva, o assessor Anderson, apresentou o tema. Iniciou mostrando o Papa Francisco como exemplo de comunicador digital. “O Papa Francisco tem 9 canais no Twitter, em vários idiomas, e suas mensagens atingem os cristãos em todos os lugares. Descobriu que é possível e até necessário, fazer bom uso das mídias sociais”.

Anderson também deu pistas para usar com eficiência e eficácia as mídias sociais por parte dos diáconos e esposas: “É preciso levar às pessoas mensagens sadias, alegres, usando às vezes de humor sadio, para ajudá-las a sair dos humores tristes, das situações desagradáveis”. “É necessário interagir na família, na comunidade, na sociedade, conhecer o outro lado da tela e o que está na tela”. Questionou também a assembleia com a pergunta: “O que pode acontecer se a Igreja não se adequar às novas mídias?” “Devemos ter consciência de que, hoje, que a maioria está conectada e é preciso usar os meios para evangelizar, levar propostas, responder questões”, disse.

Por fim, mostrou táticas para influenciar pessoas na Internet: Lógica, pois apela para a razão e o intelecto, pois é baseada em fatos e informações; Emoção, uso da mensagem através de objetivos e valores; Cooperação, porque inclui as pessoas em um objetivo, criando o senso de trabalho em equipe.

Na Palavra Livre, o diácono José Carlos Pascoal exortou os diáconos e esposas a “entrarem firmes” na Campanha da Fraternidade de 2020. “O tema da CF, Dom e Compromisso, e o lema, “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) nos apresentam o que é próprio do ministério diaconal, e não podemos nos omitir em participar”, disse. Convidou também os diáconos e esposas para o Primeiro Colóquio Ibero-americano de Diáconos, que será realizado em Santo Domingo, República Dominicana, de 18 a 22 de junho de 2020.

Padre Agnaldo Tavares Ribeiro, assessor diocesano dos Diáconos, fez a exortação final, também falando dos cuidados que devemos ter com o uso das mídias sociais e da necessidade de evangelizar através dos meios de comunicação. Em seguida, deu a bênção.

De Jundiaí (SP), diácono José Carlos Pascoal