DIÁCONOS E ESPOSAS DA SUB-REGIÃO PASTORAL SOROCABA SE REUNIRAM EM JUNDIAÍ (SP)
29/04/2024
Foi realizado na manhã do dia 27 de abril, na Matriz da Paróquia Cristo Redentor e Santa Teresinha de Várzea Paulista (SP), o Encontro de Diáconos e Esposas da Arquidiocese de Sorocaba e Dioceses de Jundiaí, Itapetininga e Registro, tendo como assessor o Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto Dom Moacir Silva, bispo referencial da Comissão Regional dos Diáconos Sul 1.
Após a acolhida pelo presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos de Jundiaí, diácono Carlos Alberto Cubero, foi rezada a Laudes, conduzida pela equipe da Arquidiocese de Sorocaba, seguida do café.
A mesa foi composta pela Presidência da CRD, diáconos José Silva (presidente), João Lázaro da Silva (vice-presidente) e José Roberto dos Santos (tesoureiro). Dom Moacir Silva destacou em sua palestra a temática "Povo de Deus no Concílio Vaticano II e Catecismo da Igreja Católica". "O diácono deve ser o anomador do Povo de Deus, em especial entre os pobres", falou. "O Diaconado age em Comunhão, Participação e Colegialidade, confirmando a Sinodalidade", exortou dom Moacir.
O bispo destacou ainda que "a sinodalidade é o sinal maior do objetivo da caminhada até o seu final, o Reino Celeste. Deve ser vista na Igreja como sinal da missão". "Jesus é a via de Deus até o homem, e do homem até Deus. Ele é o caminheiro, devemos seguí-lo, o caminho perfeito", completou. Dom Moacir ainda destacou o papel do Diáconos nos Documentos de Puebla e Santo Domingo e nos Documentos do Vaticano II.
O Bispo Emérito de Jundiaí, dom Vicente Costa visitou o Encontro e fez uma saudação em nome de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano, e apresentou o novo assessor da CDD de Jundiaí, padre Rafael Pitthan Gomes Casaca. Este fez uma saudação aos diáconos e esposas.
Na partilha, foi destacada a necessidade de incentivar a participação de viúvas de diáconos nos eventos diaconais, além dos incentivos aos diáconos viúvos e eméritos nos retiros e encontros de formação.
O encontro foi encerrado às 12h, com almoço.
Diácono José Carlos Pascoal - ENAC/CND