Home | Publicação | DIÁCONOS E ESPOSAS PARTICIPARAM DE ENCONTRO FORMATIVO NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

Compartilhe:

DIÁCONOS E ESPOSAS PARTICIPARAM DE ENCONTRO FORMATIVO NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

01/12/2022

DIÁCONOS E ESPOSAS PARTICIPARAM DE ENCONTRO FORMATIVO NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

Advento  é também oportunidade de reflexão, de rever comportamentos e buscar vida nova em Cristo. Neste espírito, a CAD - Comissão Arquidiocesana dos Diáconos da Arquidiocese de Vitória (ES) reuniu na manhã do dia 27 de novembro, os Diáconos Permanentes e esposas na Paróquia São Francisco de Assis (Jardim da Penha), para um encontro formativo sobre autoconhecimento, sobre como lidar com emoções e sentimentos a partir de si mesmo em direção ao outro.

As atividades começaram às 7h30, com um gostoso café da manhã, para em seguida iniciar-se o momento oracional inspirado no Ofício Divino das Comunidades. Depois a palavra foi concedida ao padre Celso Porto, pároco da paróquia que sediou o encontro, que fez questão de lembrar aos presentes da importância do Diácono como figura do Cristo Servidor que "não veio para ser servido, mas para servir" (Mt 20, 28). Padre Celso recordou que, como Cristo, devemos nos colocar de pé, em prontidão e dispostos a nos curvar e servir aos irmãos "lavando seus pés" inclusive.

Depois disso, o coordenador da CAD, diácono Romário Folador exaltou e agradeceu a presença dos Diáconos e principalmente de suas esposas, prestigiando o encontro arquidiocesano. Na sequência o diácono Marcos Rezende, presidente da Comissão Regional do Diáconos - CRD-Leste 3, trouxe notícias do Regional: falou do estatuto que está em fase de aprovação; informou sobre as duas primeiras comissões já formadas no Leste 3, a Comissão de Comunicação e a inédita Comissão de Atendimento Psicológico, que busca dar amparo psico-emocional aos Diáconos Permanentes e seus familiares.

Após esse momento mais 'laborativo', o encontro entrou de fato no seu propósito, com a palestra da psicóloga Drª. Camila Stacul Rezende Moreto, que  provocou nos presentes uma reflexão sobre como lidar com suas emoções e sentimentos próprios, fornecendo inclusive meios para trabalhar dentro de si com situações adversas ou desafiadoras que surgem tanto no exercício do ministério, quanto no cotidiano de cada um. Ela ressaltou o quanto costuma ser difícil olhar para dentro de si, e ao mesmo tempo o quanto isso é necessário, não num gesto egoísta mas, do contrário, numa busca de estar bem consigo mesmo para então ir ao encontro do outro que precisa de amparo. Ela abordou ainda a importância de que cada um saiba estabelecer coerentemente seus limites, assim como reconhecer os dos outros, além de desenvolver habilidades na gestão das emoções.

Depois da palestra, diáconos e esposas participaram da Celebração Eucaristia, presidida pelo vigário paroquial padre José Paulino, que em sua homilia, a partir da liturgia do dia, recordou que o Advento é um convite a uma atitude de vigilância, e uma oportunidade de ir ao encontro do Senhor, para escutar Sua Palavra e ser guiados por sua luz que do Alto vem nos visitar. Após a Missa, o encontro foi encerrado com um almoço, no qual a boa companhia e a conversa saudável combinaram com o gostoso sabor da comida.

Diácono José Wander Neves - Arquidiocese de Vitória (ES)