Home | Publicação | Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES) vivenciam a graça do Retiro Espiritual

Compartilhe:

Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES) vivenciam a graça do Retiro Espiritual

11/07/2022

Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES) vivenciam a graça do Retiro Espiritual

Foi realizado nos dias 09 e 10 de julho, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa (Vitória) o Retiro Anual Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES), com assessoria do padre Márcio Ferreira, Assessor do corpo diaconal Arquidiocesano.  

Foi iniciado com a oração das Laudes. Após o café da manhã o pregador apresentou o itinerário espiritual a ser percorrido ao longo do dia: Ruptura; Escuta e Discernimento; Caminho Vocacional; Resposta ao Chamado de Deus. Padre Márcio lembrou que "a vida deve ser ordenada com consciência e vontade que conduzem à virtude, conformando-nos à verdade, para realizar em nossa vida a vontade de Deus".

Os diáconos foram interpelados pela Palavra de Deus e levados a refletir que o processo de escuta e discernimento precisa ser constante, e exige humildade de quem deseja seguir esse caminho. O pregador recordou que continuamente o vocacionado precisa reavaliar sua resposta ao "Senhor que sempre nos chama a algo novo"; e no exemplo da Virgem Mãe de Deus, ele ressaltou que "todo 'sim', necessariamente precisa ter um 'faça-se' em mim a Tua Palavra".  

O assessor exortou os diáconos para produzir bons frutos, porém mais do que pensar nos frutos devemos estar firmemente unidos ao Tronco, ou seja, "o ministério deve estar dirigido para a comunhão com Cristo, num encontro verdadeiro com Ele." Após a Celebração da Missa, foi feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

No domingo, após breve retomada do itinerário espiritual percorrido no dia anterior, padre Márcio apresentou aos diáconos como instrumento de evolução pessoal, cristã e ministerial, a sugestão de que cada um elabore seu Projeto Pessoal de Vida. Uma ferramenta estruturada que permita uma avaliação concreta da situação atual de cada um, aliado a uma projeção de crescimento e desenvolvimento nas esferas da vida acima citadas.

No final do retiro, a mesa da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, composta pelos diáconos Marcos Rezende, Fabrício e Renan, conduziu um momento de agradecimento e avaliação interna entre o corpo diaconal; e com uma bênção em forma de envio dos ministros ao trabalho pastoral em suas respectivas paróquias. Em seguida foi oferecido um almoço que abriu também a oportunidade de confraternização entre os presentes.

Colaboração: diácono José Adilson Soares, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)