DIÁCONOS PERMANENTES DA DIOCESE DE CAMPOS (RJ) PARTICIPAM DE RETIRO CANÔNICO
04/07/2022
Os Diáconos Permanentes da Diocese de Campos (RJ), CRD Leste, realizaram nos dias 30 de junho a 03 de julho o Retiro Canônico. O encontro aconteceu na Casa de Retiros São Francisco Xavier, na cidade de Domingo Martins, no Espírito Santo, onde estiveram reunidos 40 diáconos permanentes, o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, o Padre Silvério Ivo Gomes e o pregador do retiro, Diácono Julio Cesar Bendinelli, Vice-Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil (CND).
O tema trabalhado pelo pregador Diácono Julio em suas conferências foi: Espiritualidade de comunhão, participação e missão na vida e no ministério diaconal. “É uma alegria estar aqui com os irmãos da Diocese de Campos. Um aspecto fundante nas reflexões é que a dupla sacramentalidade deve ser sempre considerada na vida e no ministério diaconal. Então, a própria missão do diácono é sempre uma missão a partir também da família”, afirmou o diácono Julio.
Dom Roberto, Bispo diocesano de Campos, declarou nesse mesmo sentido: “A família é muito importante nesse processo e deve estar reunida. Estamos refletindo a caminhada diaconal na sinodalidade da Igreja, como nos pede o Papa Francisco. Vai dar muitos frutos, dinamizar e transformar”.
Segundo o diácono Francelino Júnior, da Paróquia São José do Avahy, na cidade de Itaperuna (RJ), um momento de rever os irmãos no ministério e de refletir sobre os desafios. E acrescentou: “Ao nosso irmão Diácono Julio Bendinelli, o nosso muito obrigado por trazer a todos nós Diáconos uma reflexão profunda do nosso ministério.”
Para o diácono Leandro Lúcio, atual secretário da Comissão Diocesana dos Diáconos de Campos, o encontro repassou um conteúdo e uma espiritualidade que vão ajudar muito a vida e missão diaconal. “Com esse retiro vamos retornar abastecidos para as nossas comunidades, para podermos levar com mais alegria e firmeza a Palavra de Deus. O encontro é de grande valia para a caminhada familiar e diaconal”.
Louvado seja Deus por esses momentos fortes de oração, convivência fraterna e crescimento espiritual.
Colaboração: Diácono Julio Cesar Bendinelli, Vice-presidente da CND/BRASIL