Home | Publicação | DIÁCONOS PERMANENTES DA DIOCESE DE ILHÉUS (BA) FAZEM O RETIRO ANUAL CANÔNICO NA CIDADE DE GANDU (BA)

Compartilhe:

DIÁCONOS PERMANENTES DA DIOCESE DE ILHÉUS (BA) FAZEM O RETIRO ANUAL CANÔNICO NA CIDADE DE GANDU (BA)

11/03/2023

DIÁCONOS PERMANENTES DA DIOCESE DE ILHÉUS (BA) FAZEM O RETIRO ANUAL CANÔNICO NA CIDADE DE GANDU (BA)

Entre os dias 03 a 05 de março, no Centro de Pastoral, na Paróquia de São José em Gandu (BA), aconteceu o retiro anual canônico dos diáconos permanentes da Diocese de Ilhéus, tendo a participação de 3 diáconos da Diocese de Itabuna (BA), "uma experiência de uma igreja sinodal de realizarmos juntos este momento de Espiritualidade, momento de recolhimento espiritual  com o tema “ Vocação: Graça e Missão”, tema do 3º ano vocacional, que nos remete a uma verdadeira cultura do encontro na pessoa de Jesus Cristo", disseram os coordenadores.

A espiritualidade e mística do encontro teve como assessor o padre Antônio Carlos Lucas da Trindade (Padre Tota), que refletiu sobre a importância do silêncio do tempo presente, “ o silêncio não apenas exterior. É preciso ter silêncio no coração!” Na sexta-feira (03), foi proposto para meditação: O Encontro com Deus, Chamado, Caminhada Sinodal. Padre Tota iniciou a reflexão mostrando questões da existência e do chamado de Deus no cotidiano.   

No sábado (04) pela manhã, iniciou-se com a Santa Missa, e durante a homilia o assessor destacou que “Deus intervém, mas provoca o continuar do caminho”, instrui para fazer memória da trajetória, assim, alimenta a esperança para novamente seguir na caminhada. Durante a manhã e tarde de sábado, momentos de reflexão e deserto foram preparando os participantes para a noite de sábado com a  Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento singular do retiro e de profunda espiritualidade alimentada pela presença de Cristo que nutre de esperança e fé. No último dia, a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São José, presidida pelo vigário paroquial padre Albervan e concelebrada pelo padre Tota, marcou  o espiritualidade do retiro. 

O assessor falou por último sobre "o Corpo Eclesial", tendo como reflexão o mandato do Senhor na |Ascensão. "Após a Ascensão, pelo envio do Espírito Santo, o 'corpo eclesial de Cristo' tornou-se responsável por realizar no mundo a obra da salvação. Ressaltou que “pelo batismo, também nós fomos incorporados ao ‘Corpo Eclesial de Cristo’, permanecendo, portanto, a questão: como estamos exercendo nosso ministério de testemunhas (comunicadores) da Palavra?”

Encerrando estes dias de retiro, o coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDPI), Diácono Reinan Souza agradeceu ao padre Tota pela disponibilidade de pregar e pelo grande amor, zelo e serviço à Igreja de Cristo, tendo proporcionado aos participantes momentos de intensa reflexão e unidade, pela fraternidade e oração. O agradecimento se estendeu aos padres Genivaldo Ponciano (Gene), pároco, e padre Albervan, vigário paroquial, pelo carinho e acolhida do corpo diaconal, e por conseguinte, agradeceu também a presença dos irmãos diáconos da diocese de Itabuna que participaram do retiro.

Colaboraqção: Comissão Diocesana dos Diáconos de Ilhéus (BA)