Home | Publicação | DIOCESE DE ITABIRA/CORONEL FABRICIANO (MG) ARTICULA IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DE VISITAÇÃO HOSPITALAR

Compartilhe:

DIOCESE DE ITABIRA/CORONEL FABRICIANO (MG) ARTICULA IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DE VISITAÇÃO HOSPITALAR

29/02/2024

DIOCESE DE ITABIRA/CORONEL FABRICIANO (MG) ARTICULA IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DE VISITAÇÃO HOSPITALAR

No dia 17 de fevereiro, às 14h, aconteceu no Centro Pastoral São Francisco de Assis da Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga (MG), uma formação cujo tema abordado foi: “COMO APRIMORAR E HUMANIZAR O ATENDIMENTO PASTORAL E ESPIRITUAL AOS NOSSOS IRMÃOS ENFERMOS?" e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc. 10, 33-34). Esse evento faz parte do processo de formação para agentes que servirão na Pastoral de Visitação Hospitalar no hospital Municipal de Ipatinga e na UPA 24 horas da mesma cidade.

O projeto de Visitação Hospitalar é uma Diaconia em que os diáconos permanentes da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano assessoram incentivando as visitas aos enfermos nos principais hospitais das cidades que compõe a diocese. O território diocesano abrange 24 municípios, numa área de 8.749,8 Km² bastante diversificada, marcada sobremaneira pelas macro-indústrias de ferro, aço e celulose. Inserida na Província Eclesiástica de Mariana (MG), a Diocese, tem como sede do Bispado a cidade de Itabira, e como Cossede a Cidade de Coronel Fabriciano. É dividida em 3 Regiões Pastorais, e possui 50 paróquias.

A formação foi assessorada pelo enfermeiro, Especialista em Auditoria de Enfermagem​ e Especialista em Docência no Ensino Técnico, professor Eduardo Vaz. O encontro contou com a participação das paroquianos das diversas paróquias da cidade, e teve a participação de movimentos, pastorais e Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e Ministros extraordinários da Palavra, Diáconos, em torno de 100 pessoas.

Nessa formação foi feita uma reflexão de como lidar com o sofrimento humano em uma perspectiva transcendente. “Dar um significado à condição sofrida frequentemente reduz, ou mesmo elimina o sofrimento associado a ela. A transcendência é, provavelmente, a forma mais poderosa pela qual alguém pode ter sua integridade restaurada, após ter sofrido a desintegração da personalidade”, abordou o professor Eduardo Vaz.

A partir dessa formação, prepara-se o momento oportuno para que a organização da equipe de agentes que servirão na pastoral possa iniciar as visitas. As missas e visitas no hospital municipal acontecem toda última quarta do mês às 15h. Já na UPA, aconteceu no último dia 22 de fevereiro, quinta feira, uma celebração de bençãos nas dependências da instituição, presidida pelo pároco da Paróquia Cristo Libertador e coordenador de Pastorais do Regional III, padre Uildes Flávio, que também ministrou o sacramento da Unção dos Enfermos àqueles que manifestaram interesse.

 Que o bom Deus continue abençoando esta missão de estar indo ao encontro dos irmãos e irmãs enfermos! “Os hospitais são os nossos jardins e as nossas missões”. (São Camilo)

Colaboração: Diácono Flávio Pena - Diocese de Ipatinga/Coronel Fabriciano