Home | Publicação | Eis que vem o Rei!

Compartilhe:

Eis que vem o Rei!

01/12/2010

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

"Advento" é a tradução do latim "adventus". Antes de ser usada no cristianismo, podia significar duas coisas. Primeiro, acreditava-se que a divindade vinha a seu templo uma vez por ano, num dia fixo, para visitar seus fiéis durante o culto e trazer-lhes a salvação. Esse dia era chamado "adventus", o dia da vinda. Muitos templos só abriam suas portas naquele dia.

Também a primeira visita oficial duma pessoa importante, principalmente para tomar posse e assumir o governo ou algum outro cargo importante, era chamada de "adventus" ou, em grego, "parusia" ou "epifania" (manifestação). (Cf. Ione Buyst, Preparando Advento e Natal, pg. 19, Ed Vozes, 1986).

O advento marca o início do Ano Novo Litúrgico para a Igreja. A partir de 28 de novembro passamos a meditar o Evangelho de São Mateus. A Igreja pode se manifestar a todos, antecipadamente: FELIZ ANO NOVO... litúrgico.

Deus se faz presente em nossa vida todos os dias, não somente em determinado dia. Todo dia é dia da visita de Deus. O Advento para os cristãos é a preparação para a vinda do nosso Rei e Senhor Jesus Cristo. Vinda que se manifesta de duas maneiras: a segunda vinda para os que já conhecem Jesus, e a primeira vinda para aqueles que ainda não fizeram a experiência pessoal com Jesus Cristo.

A Igreja é sábia, porque assistida pelo Espírito Santo, e nos proporciona uma séria reflexão sobre a segunda e definitiva vinda do Cristo quando João Batista adverte: "Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus" (Mt 3,2), enquanto anuncia o Messias: "Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível" (Mt 3, 11b-12). QUEM TIVER OUVIDOS, OUÇA!

Enquanto batizados, somos "discípulos missionários" de Jesus Cristo e devemos anunciar a sua vinda para aqueles que ainda não O conhecem, ou para aqueles que O conheceram, mas não perseveraram, ou ainda para aqueles que dizem conhecer, mas não dão testemunho de vida cristã.

É nesta época, de agora ao final do ano, que vemos muitas ações da filantropia em favor dos pobres. Campanhas e mais campanhas de alimentos, presentes, brinquedos etc. Questiono-me, como Igreja: essas ações não deveriam ser de promoção humana, e todos os dias do ano? Não deveria ser criada condição para que as pessoas pudessem ter alegria e dignidade conquistadas durante o ano, através da oportunidade dada por aqueles que governam, com auxilio das entidades (Igrejas, ONGs, Sindicatos, Universidades)?

Enquanto clamamos "VEM, SENHOR JESUS", não temos tempo de olhar para o lado e ver que ele está conosco, que nos ensina cotidianamente, através de seus sinais, a agir em favor do próximo, num renovado ADVENTO.

Data do artigo: 01/12/2010