ELEITOS OS MEMBROS PARA A COMISSÃO EPISCOPAL PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS E A VIDA CONSAGRADA DA CNBB
23/06/2023
https://www.cnbb.org.br/
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu os membros que irão compor a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, que atualmente é presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Ângelo Ademir Mezzari, eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril.
A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB
A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil.
Sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
Conheça os membros da Comissão
Dom José Albuquerque, à direita na foto (Pastoral Vocacional e OSIB) – Natural de Manaus (AM), dom José Albuquerque cursou Filosofia (1989 a 1991) e Teologia (1992 a 1995) no Centro Universitário do Comportamento Humano (CENESCH), em Manaus. Tem pós-graduação em Gestão Educacional e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco, em 19 de junho de 2016, e em 21 de dezembro como bispo diocesano de Parintins (AM).
Dentre as funções que exerceu atuou como assessor da Pastoral Vocacional arquidiocesana, de 1998 a 2007; assessor da Pastoral Vocacional no regional Norte 1, de 1998 a 2016; Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora desde 2000; membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra, de 2005 a 2008; Conselheiro da Fundação Rio Mar desde 2013; diretor espiritual do Movimento Serra de 2014 a 2016; delegado do Sínodo para a Amazônia, no Vaticano, em outubro de 2019.
Atualmente, dom José é bispo referencial – no regional norte 1 da CNBB – das pastorais Vocacional, Presbiteral e Criança; diáconos permanentes, bispos eméritos. É membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB desde 2019.
Dom Cleocir Bonetti, no centro da foto (Presbíteros) – Nascido em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), dom Cleocir cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Passo Fusso (RS). Possui pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.
Em 1998, exerceu as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). Foi formador e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, de 1999 a 2001, vigário paroquial da paróquia São Cristovão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Também assumiu a formação dos teólogos, em Passo Fundo, em 2009 e a formação de teólogos e filósofos, em Passo Fundo (RS).
Foi representante do clero, do regional Sul 3 da CNBB, representante do clero da diocese de Erexim (RS). É membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Pastoral Presbiteral da diocese de Erexim. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar de Idosos de Erechim.
Dom Valter Magno de Carvalho, de óculos na foto (Diáconos) – Nascido em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova – Minas Gerais -, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Mariana (MG) em 1989. Em 1991 ingressou no Seminário Maior São José da mesma arquidiocese, onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG).
Na arquidiocese de Mariana, quando era padre, dom Valter participou dos seguintes organismos: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.
Foi nomeado pelo Papa Francisco auxiliar da arquidiocese de Salvador, na Bahia, no dia 4 de novembro de 2020. Sua ordenação episcopal aconteceu em 23 de janeiro de 2021, na Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG).