Home | Publicação | Emanuel

Compartilhe:

Emanuel

22/11/2019

Frei Almir Ribeiro Guimarães

O anuncio da vinda do Senhor, tema recorrente do Advento, no quarto domingo, se torna o anúncio da encarnação, de sua vinda na carne, evento anunciado pela profecia de Isaías do nascimento de um menino, um descendente real, manifestado pelo anúncio angélico a José do nascimento de um filho a Maria por obra do Espírito Santo. Tal anuncio requer fé e obediência. Se de um lado Acaz com sua desobediência mostra incredulidade crê no anjo e obedece. Há laços intrínsecos entre fé e obediência: a fé consiste em obedecer e a obediência consiste no crer.

O texto de Mateus, conhecido como a anunciação a José coloca em destaque a figura do esposo de Maria, como homem de fé e de silêncio. O silêncio de José é sinal de força, de labor interior, de domínio de si e controle da situação, de fé. É um silêncio que encontra luz na escuridão em que José foi lançado. A gravidez de Maria coloca em cheque seu projeto de viver com ela. O texto bíblico dá a entender que não há situação humana, mais contraditória e dolorosa que seja, que não possa ser vivida humana e santamente. Se a atitude normal teria sido a de repudiar a mulher, José que era justo, resolve despedi-la em segredo. Não quer entregar Maria ao desprezo de todos, comprometendo-a publicamente.

Opta por outra solução. Não quer expor Maria à lei. José é justo, mas de uma justiça que vai além do legalismo. Não quer que ela seja julgada pela lei como uma pecadora. Hoje ainda será sempre preciso prestar atenção à pessoa que não pode ser diminuída nem mesmo com leis eclesiásticas. Os relacionamentos precisam ser personalizados e não meramente funcionais. O justo José recebe então uma revelação. O escândalo se transforma em manifestação da vontade de Deus. José vai dar seu assentimento em vista da realização da obra de Deus, obra de salvação. Ele não somente não rejeita a esposa, não a repudia, não a condena, mas a acolhe e a aceita como esposa.

Tudo isso se passou no sonho. Deus se revela no sonho. No tempo de Jesus, o sonho era chamado de “pequena profecia”. No coração da noite e do sono símbolo da morte, o sonho aparece como uma frágil luz que pode iluminar a vida.

Fonte: www.padrefelix.com.br