Home | Publicação | ENCONTRO REUNE DIÁCONOS E ESPOSAS DA REGIÃO AGRESTE DO RN

Compartilhe:

ENCONTRO REUNE DIÁCONOS E ESPOSAS DA REGIÃO AGRESTE DO RN

15/04/2024

ENCONTRO REUNE DIÁCONOS E ESPOSAS DA REGIÃO AGRESTE DO RN

A Comissão Arquidiocesana dos Diácono da Arquidiocese de Natal (CAD) realizou encontro com Diáconos e Esposas de cidades do Agreste do Rio Grande do Norte, em Nova Cruz-RN, dia 13 deste mês de abril de 2024, com presença de 20 participantes. Dentre eles, estavam Diáconos e Esposas que atuam nas cidades de Tangará, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Nova Cruz e Natal.

O encontro contou com a presença do Vigário Episcopal e pároco de Nova Cruz, o Mons. Aerton Sales. “Ele nos trouxe sua palavra de motivação para continuação de nossa missão”, relataram os participantes. O Tema do encontro foi SINODALIDADE e DIOCESANIEDADE, apresentado pelo Diác. João Manoel - secretário da CAD. Ele apresentou a definição dos termos, chamando a atenção de todos para o momento em que na Igreja se faz cada vez mais necessária a conscientização de “todos nós caminharmos juntos na Evangelização”, destacou João Manoel. Ele também destacou a necessidade de todos experimentarem a proposta do Papa Francisco, ou seja, de “sermos uma Igreja que vai ao encontro do outro, que se preocupa com aqueles que estão distantes, necessitados da presença do irmão e da irmã”.

O Vigário Episcopal, Pe. Aerton Sales, disse que "ainda estamos na primeira geração da restauração do diaconato. Por isso, temos que ter paciência e saber esperar em Deus que esse tempo passe e, enfim, possamos ver de fato a consolidação do ministério diaconal. Enquanto isso não acontecer, vamos ainda ter muitos sacerdotes não aceitando o ministério. Felizes vão ser os que vierem depois da gente. Enfrentarão outros problemas, mas não o que enfrentamos hoje”, disse. Ele acrescentou que "não são só vocês que passam pela rejeição de alguns colegas padres. Tem padres que não aceitam ECC, Segue-me, religiosas na paróquia... Enfim, é importante entender que esse tempo sombrio passa, pois nada é eterno", disse.

O Pe. Aerton também destacou a importância dos Diáconos para a Igreja e lembrou que a restauração do diaconato não é invenção. “Sempre existiu a figura do Diácono da Igreja, desde o tempo apostólico inicial. Lutem pelo ministério de vocês. Não aceitem apenas participar da missa como sendo a única função de vocês na semana. Continuem batalhando pelo espaço de vocês", lembrou. E destacou a figura das esposas dos diáconos, nestes termos: "As esposas de vocês não são diaconisas; são suas diretas cooperadoras do ministério de vocês. Que elas estejam sempre engajadas no serviço Pastoral das suas paróquias. A atuação delas engrandece o ministério do Sacramento da Ordem que os senhores receberam", concluiu

Foto cedida