FALECEU O DIÁCONO ALEXANDRE HENRIQUE GRUSZYNSKI, ORDENADO PELO PAPA PAULO VI
17/07/2024
Ascom - Arquidioese de Porto Alegre (RS)
A Arquidiocese de Porto Alegre (RS) comunica o falecimento do Diácono permanente Alexandre Henrique Gruszynski, ocorrido na terça-feira, 16 de julho, aos 92 anos. A cerimônia de despedida será nesta quarta-feira, 17, das 14h às 16h, com a celebração de missa solene na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Diácono permanente da Arquidiocese de Porto Alegre, sendo o mais velho do mundo na função - ordenado em 22 de agosto de 1968, pelo Papa São Paulo VI, durante o Congresso Eucarístico Mundial em Bogotá, Colômbia, juntamente com outros três brasileiros. Diácono Alexandre deixa seus filhos, Ana Cláudia, Cirilo e André, e netos, Gabriela, Pedro, Víctor, Lucas e Nicolas. Sua esposa, Cecy, havia falecido em 2020.
Um dos maiores especialistas em Direito Eclesiástico do país, foi advogado credenciado no Tribunal, e atuou como juiz a partir de 1987, após ter sido advogado credenciado perante os Tribunais Eclesiásticos desde 1974, até os seus últimos anos de vida. Diácono Alexandre também foi procurador do Estado do Rio Grande do Sul entre 1959 e 1989, secretário da Faculdade de Direito da PUCRS entre 1954 e 1962, e professor da Universidade entre 1956 e 2002.
Em um texto publicado na página da Comissão Nacional de Diáconos, o diácono Alexandre recorda toda a caminhada até o momento da ordenação ocorrida na Colômbia: https://cnd.org.br/publicacao/semana-sao-lourenco---o-diaconato-restaurado-no-brasil/813
Carreira e serviço na Igreja
Diácono Alexandre era formado em Direito pela PUCRS, onde se formou no ano de 1953. Na instituição foi professor de Direito Canônico e Eclesiástico. Falava seis idiomas. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios e distinções pelo sua atuação nas ciências jurídicas. Deixou artigos acadêmicos e publicações sobre o diaconato na Igreja Católica, celebração litúrgica, questões de nulidade matrimonial, processo Canônico, Direito Eclesiástico.
Diácono Alexandre foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Canonistas, da qual foi presidente no biênio 1999-2001. Era membro da Sociedade Internacional de Direito Canônico e Legislação Religiosa Comparada, com sede em Paris.
Dai-lhe Senhor o descanso eterno. E que a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém
A Presidência da Comissão Nacional dos Diácojos, sensibilizada, externa aos familiares e amigos e ao Clero Arquidiocesano de Porto Alegre as sentidas condolências, agradecdendo a Deus pelos belíssimos serviços prestados à Igreja, à fam´lia e à sociedade pelo já saudoso diácono Alexandre.