Home | Publicação | FALECEU O DIÁCONO PERMANENTE EMÉRITO LUIZ BASÍLIO BASTIANI

Compartilhe:

FALECEU O DIÁCONO PERMANENTE EMÉRITO LUIZ BASÍLIO BASTIANI

08/08/2023

FALECEU O DIÁCONO PERMANENTE EMÉRITO LUIZ BASÍLIO BASTIANI

https://diocesedeblumenau.org.br/

Com grande pesar, a Diocese de Blumenau (SC) vem comunicar o falecimento do Diácono Emérito Luiz Basílio Bastiani, ocorrido nesta segunda-feira, 07 de agosto. Convida, assim, sacerdotes a que ofereçam santas missas em sufrágio de sua alma para que receba de Deus o prêmio dos servos fiéis. Estendemos, solidários à imensa dor de familiares e amigos pela perda desse verdadeiro patriarca, as mais sinceras manifestações de condolências. Por outro lado, iluminados pela fé cristã/católica, consolemo-nos uns aos outros com a esperança da ressurreição, garantida pelo Senhor Jesus Cristo Crucificado/Ressuscitado.

O corpo do extinto será velado na igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, Bela Vista, Gaspar, hoje, dia 08, a partir do meio dia. Às 16h será celebrada a Missa de corpo presente, seguida do sepultamento.

Diácono Luiz Basílio Bastiani nasceu em 23 de maio de 1933 em Vígolo, Nova Trento, filho de Ovídeo e Adelina Bastiani; serviu exército por 33 anos no Rio de Janeiro, onde, após, entrou para a reserva como capitão; em seguida trabalhou 9 anos na empresa Engesa em São José dos Campos, SP. Aí foi instrutor técnico; em 1990 decidiu deixar o emprego para se dedicar à família e à Igreja; em 1996, após período de formação, foi ordenado diácono permanente em 26 de maio de 1996 na Igreja Matriz São Pedro Apostolo, Gaspar, pela imposição das mãos de Dom Carlos Schmitt; em 2003 foi em missão para Humaitá, AM; mais tarde, aos 78 anos, passou a diácono emérito; atuou nas paróquias São Pedro Apóstolo, Gaspar, Nossa Senhora do Rosário, Barracão, e Imaculada Conceição, Bela Vista. Em 2020 sua esposa Heloiza veio a falecer e Bastiani estabeleceu-se com a filha em Campo Grande, MS. Completou 90 anos em maio de 2023, vindo a falecer às 14h15m em casa, na festa da Transfiguração do Senhor. Deixa 5 filhos, 7 netos e 6 bisnetos.

Obrigado, Deus da vida, pelos dons com os quais distinguiste o falecido diácono Bastiani e que, generosamente, partilhou com sua família, com a Igreja, especialmente na nossa Diocese de Blumenau.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá” (Jo 11,25-26) – diz Jesus.

Blumenau, 07 de agosto de 2023

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL externa oas familiares e amigos, e ao Clero diocesano de Blumenau, as sentidas condolências e as orações em sufrágio de sua alma. Descanse em Paz!