Home | Publicação | Feliz 2021, com renovada esperança.

Compartilhe:

Feliz 2021, com renovada esperança.

31/12/2020

Feliz 2021, com renovada esperança.

* Diácono José Carlos Pascoal

O ano que termina, 2020, ficará marcado em nossa memória como um ano de sacrifícios, marcado pela pandemia de COVID-19, que trouxe muitas consequências nas áreas da saúde, da educação, da economia, do mercado de trabalho e, também, na relação com a Igreja e da Igreja com a sociedade.

Agindo em favor da defesa da vida, para evitar a contaminação entre os fiéis, a Igreja seguiu as recomendações da Vigilância Sanitária e do Poder Executivo municipal, sendo obrigada, em determinado momento da pandemia, a fechar as portas dos templos e e celebrar sem participação dos fiéis e online.

Choramos as perdas de tantos amigos e amigas, familiares e colaboradores das paróquias e comunidades, vitimados por esse terrível mal. Sofremos com os que foram contaminados, hospitalizados ou confinados em suas residências. Rezamos por todos e todos rezaram por nós. Lamentamos a politização da pandemia, a falta de testes, a falta de consenso na aquisição das necessárias vacinas, as aglomerações e a recusa do uso das máscaras protetivas.

Mas, pela graça e misericórdia de Deus, vislumbramos um ano novo cheio de esperanças, de dias melhores para todos nós, da normalização das atividades, da vitória sobre a pandemia. Rezamos pela harmonia dos poderes constituídos, e agradecemos a Deus pelo empenho da Igreja em realizar a sua missão evangelizadora, missionária e pastoral em favor do povo de Deus, dos crentes e descrentes, apesar das adversidades.

As celebrações de Natal e Fim de Ano mostram que os fiéis católicos estão sequiosos pela volta à normalidade, do chamado “novo normal”. Mas é preciso que a Igreja, através do Clero e de seus fiéis leigos, continue a dar exemplos de civilidade, de defesa da vida na proteção pessoal e comunitária, seguindo os protocolos de saúde e segurança, para que tenhamos, enfim, dias melhores, no ano que chega.

“A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, nos ensina o Apóstolo Paulo (Rom 5,5). É essa esperança, que nos fortalece na fé e na prática da caridade, que nos mantém firmes no propósito de testemunhar o amor de Deus e ao próximo. Não há outra maneira de suportamos as adversidades que o momento atual nos impõe: “Buscai o Senhor que se deixa encontrar. Invocai-o, Ele está perto” (Is 55.6).

Entremos com serenidade, com confiança e fé, no novo ano. Se é cada vez mais difícil confiar nos homens, em especial nos que detém o poder, lembremo-nos do Apóstolo que nos ensina: “É porventura o favor dos homens que procuro, ou é o favor de Deus? Se eu ainda quisesse o favor dos homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1,10).

Exortamos a serem cuidadosos, se protegendo devidamente e protegendo o próximo. Quanto mais seguirmos os protocolos de saúde e segurança, mais próximos estaremos de ver o fim desta pandemia. Se nos protegemos mutuamente, fazemos a vontade de Deus que nos ama e usa-nos para espalhar a sua graça e misericórdia. Pense nisso!

Feliz Ano Novo. Que a graça e misericórdia de Deus sempre se faça presença em suas vidas, seus lares, suas famílias.

* Paróquia São Benedito de Salto (SP), Diocese de Jundiaí (SP) / ENAC - CND