Home | Publicação | FORMAÇÃO DOS DIÁCONOS PERMANENTES ABORDA TEMÁTICA DO SÍNODO

Compartilhe:

FORMAÇÃO DOS DIÁCONOS PERMANENTES ABORDA TEMÁTICA DO SÍNODO

24/03/2023

FORMAÇÃO DOS DIÁCONOS PERMANENTES ABORDA TEMÁTICA DO SÍNODO

http://arquidioceselondrina.com.br/ 

No dia 11 de março de 2023, os diáconos permanentes da Arquidiocese de Londrina (PR) participaram de sua primeira formação do ano, ministrada pelo arcebispo metropolitano dom Geremias Steinmetz, no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor. O encontro foi aberto também à participação das esposas.

A primeira formação do ano é sempre conduzida pelo arcebispo, que, em 2023, tratou sobre a reflexão do Sínodo: “Comunhão Participação e Missão”, a partir do Etapa Continental da qual ele fez parte em Brasília nos dias 6 a 10 de março, reunindo representantes da Igreja dos países do Cone Sul. Esse encontro teve também a participação de cinco diáconos permanentes, entre eles o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), diácono Francisco Salvador Pontes Filho, da Arquidiocese de Manaus (AM).

A espiritualidade do Sínodo fala em “alargar a tenda para conseguirmos nos encontrar com todos", destacou dom Geremias. "Com maior abertura de um espaço que, por exemplo, é ampliado em 4m², quantas pessoas a mais caberiam, quantas pessoas diferentes dentro do mesmo local?", continua.

A Palavra de Deus como experiência iluminadora leva ao diálogo e, consequentemente, à participação. O Sínodo também caminha, nas palavras do Papa Francisco, para uma Igreja em saída, em estado permanente de missão, ir ao encontro do outro, a espiritualidade do abraço, ou seja, a tenda alargada é uma Igreja itinerante, que pode estar em qualquer lugar. Como Igreja, a opção preferencial é pelos pobres e mais necessitados e pela abertura do diálogo com o diferente. O arcebispo também apresentou a síntese das 183 dioceses brasileiras.

No final dom Geremias deixou uma reflexão aos diáconos: “como agir para ser mais sinodal?” Foi apresentado também o Fundo de Auxílio Fraterno dos diáconos, que consta no regulamento da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, no título IV do documento.

Por: Diácono Anderson Okada

Foto: Guto Honjo