Home | Publicação | Henrique Rauch é ordenado Diácono Permanente em Caxias do Sul (RS)

Compartilhe:

Henrique Rauch é ordenado Diácono Permanente em Caxias do Sul (RS)

24/04/2022

Henrique Rauch é ordenado Diácono Permanente em Caxias do Sul (RS)

O bispo diocesano de Caxias do Sul (RS), Dom José Gislon, OFMCap, presidiu Missa solene neste sábado, 23 de abril, na qual impôs as mãos e ordenou Diácono Permanente o candidato Henrique Rauch, preparado na escola Diaconal da Diocese de Novo Hamburgo (RS). Concelebraram diversos presbíteros da Diocese.

A solene Eucaristia com Ordenação Diaconal foi celebrada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com participação de familiares do ordenado, membros da Comunidade Paroquial, diáconos, religiosos e seminaristas. O diácono Henrique escolheu como lema: "Antes que no seio fosse formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já havia te consagrado" (Jr 1,5).

Professor, aos 45 anos, casado e pai de dois filhos, Rauch é o primeiro candidato ordenado na Diocese de Caxias do Sul nas últimas décadas. Entre os anos de 2016 e 2019, ele participou da Escola Diaconal na Diocese de Novo Hamburgo. Em setembro de 2021, foi instituído acólito e leitor, para auxiliar nas funções litúrgicas. Henrique tem longa caminhada na Igreja, atua no movimento da Lareira, junto com sua família.

Na homilia, Dom José Gislon salientou a importância do diaconado permanente no serviço à Igreja. "Depois de dois mil anos, nos alegramos como Igreja, comunidade de fé, porque o Senhor continua chamando homens e mulheres para viverem um discipulado de amor-serviço, na Igreja, povo de Deus, que peregrina rumo à Casa do Pai. Pelo dom da vocação, do sacerdócio comum dos fiéis, nosso irmão Henrique Rauch já servia à Igreja por muitos anos, como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, mas vendo as necessidades da Igreja, acolheu em seu coração o chamado do Senhor, de abraçar o ministério do amor-serviço através do diaconado permanente. Nossa Igreja diocesana louva e agradece a Deus, contigo, estimado irmão, porque tu nos dás a alegria de participar do teu sim ao Senhor, com a tua ordenação, depois de um caminho de amadurecimento diante Dele, ao longo dos anos, na convivência familiar, na missão como educador e no serviço aos irmãos. Creio que foste chamado pelo Senhor e a Ele respondeste. Podemos dizer que é um momento da graça do Senhor para a nossa Diocese de Caxias do Sul", salientou.

Ao final da Missa, o novo diácono manifestou sua gratidão às diversas lideranças que o apoiaram, ao Movimento da Lareira, aos freis capuchinhos, ao bispo diocesano e ao clero da Diocese. Dedicou um espaço importante para agradecer seus pais, sogros, esposa e filhos por todo o apoio e força na caminhada da escola diaconal e no serviço à Igreja. "O ministério que agora recebo é desafiador. Ser diácono permanente é ser do Senhor ainda mais, mas para o serviço. A diaconia é estar disposto, como família, como comunidade, como Igreja, a levar o conhecimento de Deus e seus tesouros àqueles que não os conhecem. Peço que rezem por mim, pela minha amada família e pelo meu ministério, para que possamos servir com amor e disponibilidade. Contemos com a intercessão da Virgem Maria e de Santo Estêvão, primeiro diácono da Igreja. Muito obrigado", concluiu.

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL parabeniza o diácono Henrique Rauch, seus familiares, e ao bispo diocesano dom Josée Gislon por acreditar e incentivar o Diaconado Permanente.

Fonte: https://diocesedecaxias.org.br/