Home | Publicação | IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO PARA OS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE SOROCABA (SP)

Compartilhe:

IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO PARA OS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE SOROCABA (SP)

20/07/2025

IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO PARA OS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE SOROCABA (SP)

Na manhã deste sábado, 19 de julho, os Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Sorocaba (SP), se reuniram na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, da Paróquia São Guilherme (Sorocaba), onde foram acolhidos pelo pároco padre Márcio Ferreira, e o diácono Davi Claro de Oliveira, para mais um encontro de formação. O Padre Julian Carlos de Camargo, Vigário Paroquial da Igreja Catedral, e Assessor Eclesial da Pascom, abordou um tema bastante atual que é a IA Inteligência Artificial, uma tecnologia nova e pouco explorada pelos Diáconos. Mas o encontro iniciou-se com as Laudes, conduzida pelo Diácono Jair Francisco, da Paróquia São José, de Cerquilho (SP), após a recepção com o Café, preparado carinhosamente pela equipe de eventos da Comunidade.

A Ficção tornou-se realidade... Há pouco tempo a IA era vista como ficção científica, sua história se confunde com a da própria computação. O britânico Alan Turing (1912-1954), conhecido como pai da computação, foi um dos pioneiros na área. O desenvolvimento da IA começou na década de 1950. São várias as definições da IA. Uma delas a descreve como a atividade dedicada a tornar as máquinas inteligentes, e inteligência é a qualidade que permite que uma entidade funcione adequadamente e com previsão em seu ambiente, envolvendo tecnologias computacionais que atuam inspiradas – ainda que ajam de forma diferente – na maneira humana ou de outros seres biológicos de sentir, aprender, raciocinar e tomar decisões. Uma descrição mais simples seria: é uma área multidisciplinar cujo objetivo é automatizar atividades que requerem inteligência humana.

Padre Julian abordou alguns aspectos sobre a Inteligência Aritificial, demonstrando tudo o que faz e pode fazer a IA em todos os campos da vida humana, e questionou o que devemos fazer diante dela. É algo que não se deve ignorar ou ficar indiferente, muito menos se deve demonizar, mas orientou que devemos acolher e fazer uso dela, porém com espírito crítico. Também foi abordada a Ética Religiosa, e o que a Igreja pensa sobre a IA, alertando-se para o período de, nas relações entre as nações, fortalecer ainda mais quem já é forte, com o desenvolvimento da IA, e enfraquecer ainda mais quem já é fraco, referindo-se as nações, menos evoluídas, e que não tem condições de investir nessa tecnologia.

Seguiu-se a leitura da Ata e comunicados importantes da Comissão, feitas pelo diácono Silvio Buzzo, Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes, sobre a celebração do Dia de São Lourenço, Dia do Diácono, 10 de agosto, às 19 horas, na Paróquia São Benedito e Santa Terezinha de Cerquilho, e confirmando a Peregrinação dos Diáconos a Aparecida, no mês de setembro. Os Diáconos Permanentes também deverão eleger a nova Comissão que deverá coordenar as atividades dos Diáconos de 2026 à 2029.

O encontro encerrou-se com um almoço, oferecido pela paróquia São Guilherme, a quem a comissão manifesta os mais sinceros agradecimentos. (Foto: Pascom)

* Colaboração: diácono jornalista José da Cruz - Arquidiocese de Sorocaba (SP)