Home | Publicação | INFORMAÇÕES DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

Compartilhe:

INFORMAÇÕES DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

08/01/2023

INFORMAÇÕES DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

O diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND/BRASIL), compartilha com os Diáconos, candidatos e esposas do Brasil estas importantes informações, como uma prestação de contas do excelente trabalho realizado pela Diretoria da CND/BRASIL. Abaixo a mensagem.

Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde, esperança e paz!

Ao concluirmos nossas atividades no ano de 2022, gostaria de passar algumas informações importantes e que ajudarão no planejamento e acompanhamento de dados em relação a caminhada diaconal em nosso país.

Esses números que vamos demonstrar, espero que ajude aos senhores diáconos presidentes de regional, no sentido de um maior envolvimento nessas demandas que exigem um olhar todo especial nas iniciativas da nossa Comissão Nacional em âmbito nacional, buscando sempre atingir metas e desafios propostos.

Apresentar esses números sempre no início de cada ano, nos dá noção do resultado de um ano cheio de muitas atividades e a possibilidade de uma avalição minuciosa do que foi realizado e o que ficou por realizar.

No tocante às ordenações diaconais no Brasil, pelo que nos foi enviado via regional ou outras fontes de informação, no ano de 2022, tivemos 364 novos diáconos permanentes.

O total de diáconos permanentes ordenados durante esta presidência, até o presente momento, é de 1.187. Tudo indica, que para este ano de 2023, as projeções apontam para números mais animadores no tocante a novas ordenações.

Assim sendo, a CND/BRASIL, registra hoje, em seu cadastro nacional 4.669 diáconos inscritos. Não conseguimos atingir a nossa meta para o ano passado que era atingir os 5.000 diáconos em nosso cadastro nacional. Ainda existem muitos diáconos que não estão inscritos na CND, estimamos algo em torno de 1.300, aproximadamente.

Peço, respeitosamente, uma especial atenção dos senhores bispos, no intuito de colaborar conosco, incentivando os diáconos de sua diocese que ainda não possuem inscrição na CND/BRASIL, que o façam o quanto antes.

Renovo o nosso pedido a todos para continuar buscando de todas as formas atingir este objetivo importante para as estatísticas da igreja no Brasil e no mundo.

Com pesar, registramos que, no ano de 2022, 39 diáconos permanentes retornaram a casa do Pai. Destes, 02 vitimados ainda pela Covid-19. Suplicamos a todos que lembrem em suas preces e orações destes irmãos que nos deixaram e que muito fizeram pelo Reino de Deus.

O desafio continua em aberto, precisamos intensificar esforços e conversas com as CDD e CAD, usando nossas redes sociais, no sentido de uma maior consciência de pertença ao corpo diaconal, que tem na CND/BRASIL, seu organismo de articulação e comunhão fraterna.

Quando assumimos a CND/BRASIL em 2019, o número de inscritos era de 3.396 diáconos. Foram acrescidos, nestes últimos anos, mais 1.273 novos inscritos. Um número bastante expressivo, se levarmos em conta 02 anos de pandemia, que inviabilizou consideravelmente nossas ações.

O número de dioceses que registram a presença de diáconos permanentes, não apontou crescimento significativo em relação a anos anteriores, ficando este ano em 206 circunscrições eclesiásticas. As indicações apontam para um crescimento mais acentuado, neste particular, nos próximos anos, tendo em vista que muitas dioceses começaram o processo formativo recentemente e outras já estão em fase de conclusão em suas escolas diaconais.

Em comunicado recente aos senhores diáconos, falei de nossa parceria com o Regional Leste lll, que dispõe para todo país, atendimento psicológico aos irmãos diáconos e familiares, que necessitam deste serviço tão necessário e urgente. Peço uma atenção especial na divulgação, encaminhamento e acompanhamento dos irmãos que procuram esta ajuda que é graça de Deus e refrigério para a alma.

O valor de nossa anuidade para este ano 2023, considerando o valor do novo salário-mínimo, é de R$ 156,24. Todavia, para não onerar muito os irmãos, principalmente aqueles em maior dificuldade financeira, fixamos um valor de R$ 140,00 para este ano. Repassem essas informações para todos os diáconos do regional, para conhecimento.

Quão importante tem sido o nosso envolvimento e participação no processo de beatificação do Servo de Deus, nosso irmão diácono João Luiz Pozzobon, através de muitas manifestações que têm surgido em várias dioceses e, que terá sempre o nosso apoio incondicional no sentido de atingir o objetivo maior que é vislumbrar no futuro bem próximo, a sua canonização.

 O processo de beatificação segundo os coordenadores, têm custos bastantes expressivos e, nós, queremos no momento oportuno, enquanto CND/BRASIL, dar a nossa contribuição no sentido de amenizar custos e outras despesas.

Os apelos do Ano Vocacional do Brasil deve ser uma prioridade em todas as nossas atividades e agendas para este ano. Mais do que nunca temos que colocar os pés a caminho, como reflexo e experiência de um coração ardente e apaixonado que vive uma sedução sempre renovada pela missão fascinante da diaconia de Jesus Cristo, projeto de vida plena, Reino de Deus.

Precisamos estabelecer o hábito do diálogo fraterno entre os irmãos diáconos e suas famílias, nossas comunidades, com os demais irmãos no ministério ordenado e com o conjunto da igreja.

Sejamos os ministros da compaixão e da misericórdia de Deus que se configuram na humildade, simplicidade e discrição. Ódio, rancor, provocação, agressão de qualquer natureza, inclusive física, não condizem com a essência do ser diaconal, do ministério diaconal, que foi instituído e se legitima, fundamentalmente, no amor e para o amor.

Não percam de vista os irmãos que se encontram enfermos e em idade avançada, proporcionando atenção, amparo e demais ajudas a necessidades que surgem por ocasião de enfermidades e outras vulnerabilidades.

Nosso Espaço Físico “Diácono João Luiz Pozzobon, em Brasília, já está todo reformado, faltando apenas o mobiliário, que esperamos realizar até a nossa Assembleia Geral.

Espero revê-los em nossa próxima Assembleia Geral. Rezem por todos e por nós!

Com gratidão,

Diácono Francisco S. Pontes Filho

Presidente da CND/BRASIL

Arquidiocese de Manaus.