Home | Publicação | JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

Compartilhe:

JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

12/08/2025

JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)

Celebrando a memória de Santa Clara de Assis, a "Dama Pobre" de Deus, a CAD - Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, juntamente com a Escola Diaconal São Lourenço reuniu os Diáconos e suas esposas, assim como também os Aspirantes da Escola Diaconal e respectivas famílias, para louvar ao Senhor por esse importante ministério na Igreja Particular de Vitória (ES).
 
O Jubileu dos Diáconos foi celebrado nesta segunda-feira, 11 de agosto, na Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, na capital do Estado do Espírito Santo. A Missa foi presidida pelo Bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza e concelebrada pelo Diretor da Escola Diaconal, Padre Márcio Ferreira de Souza, com grande presença da comunidade. Dom Andherson agradeceu aos Diáconos e esposas pelo seu servir gratuito e presença marcante nas nossas Paróquias.

A partir das leituras do dia, o Bispo lembrou a todos do tão grande amor com que Deus nos ama. E que diante dessa realidade inquestionável somos chamados a respondê-Lo também com amor. Primeiramente amando a Deus sobre todas as coisas, e como consequência desse amor, amar a Deus através do amor aos irmãos, sobretudo nos mais necessitados. Dom Andherson partilhou ainda uma reflexão pessoal, na qual segundo ele as palavras estão em certo ponto "cansadas" (desgastadas), e por isso precisamos de atitudes concretas, capazes de testemunhar o amor, que não é um mero sentimento, mas uma firme decisão, uma capacidade de fazer escolhas sucessivas para o bem, a caridade e a vida.

Ao final, o presidente da CAD, Diácono Sérgio Pinto Rodrigues dirigiu palavras de agradecimento aos Diáconos ali presentes, e Dom Andherson reforçou sua gratidão aos Diáconos, ao mesmo tempo que exortou aos Aspirantes animando-os nesse tempo de preparação e discernimento. 

Animados e inspirados pelo exemplo e proteção da Virgem Maria e de São Lourenço, os Diáconos são chamados a, juntamente com toda Igreja, peregrinar rumo à Cristo renovados pela esperança que dEle recebemos, e que por isso mesmo "não decepciona" (Rm 5, 5).

Por: Diác José Wander Neves - Arquidiocese de Vitória (ES)