Home | Publicação | LIVE DA CND ABORDA SÃO JOSÉ A PARTIR DA CARTA “PATRIS CORDE”

Compartilhe:

LIVE DA CND ABORDA SÃO JOSÉ A PARTIR DA CARTA “PATRIS CORDE”

26/05/2021

LIVE DA CND ABORDA SÃO JOSÉ A PARTIR DA CARTA “PATRIS CORDE”

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP) e da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), realizou mais uma live formativa, nesta última terça-feira, 25 de maio de 2021, das 20 horas às 21h30. O tema foi “O Ano de São José”, criado pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica “Patris Corde”. Quem abordou o tema foi o Diácono Cristiano Amarante Silva, da Arquidiocese da Paraíba e Mestre em Ciência da Religião. O Momento foi coordenado pelo Diácono José Gomes (da ENAP), também da Arquidiocese da Paraíba, e teve como convidado o Frei Ederson Queiroz.

Abordando o tema, o Diácono Cristiano definiu São José como sendo “o homem dos sem nome, dos sem poder, dos operários e dos profissionais da saúde, neste tempo de Pandemia”. Ele lembrou que a Carta Apostólica do Papa Francisco celebra os 150 anos de São José como o Padroeiro da Igreja Universal e que Jesus, nos quatro Evangelhos, “é chamado de Filho de José”. Cristiano destacou, ainda, que “ser carpinteiro era ter um ofício, que identifica José como o trabalhador, e também era um homem justo, que fazia a vontade de Deus”. Além desses, o Diácono Cristiano destacou vários outros aspectos de São José: “Pai acolhedor, que confia na palavra do anjo; Pai de coragem criativa, porque não se acomodou; Pai trabalhador, um dos aspectos que o caracterizam; Pai na sombra, porque não aparece, mas se faz presente e próximo de Jesus... São José viveu o amor doação”, afirmou o Diácono Cristiano.

O Frei Ederson, ao final da live, também enalteceu vários aspectos de São José. “São José do Sim; se Jesus foi o Sumo Sacerdote, São José foi um diácono; José é o homem do sonho, não como linguagem do subconsciente, mas da anunciação do Anjo; foi o homem que soube interpretar o sonho”, destacou o Frei. Ele ainda confrontou a figura de São José com os homens de hoje. “E nós, como podemos ser os portadores do Sonho de Deus? Deixemo-nos surpreender por Deus! São José acolheu a surpresa de Deus”, conclui o Frei Ederson Queiroz.
Foto: José Bezerra