Home | Publicação | LIVE DA CND DISCUTIU SOBRE “A IGREJA E AÇÃO PASTORAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA”

Compartilhe:

LIVE DA CND DISCUTIU SOBRE “A IGREJA E AÇÃO PASTORAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA”

14/04/2021

LIVE DA CND DISCUTIU SOBRE “A IGREJA E AÇÃO PASTORAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA”

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC) e da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), realizou mais um “Momento CND”, nesta terça-feira, 13 de abril de 2021, das 20h às 21h30. O tema foi “A Igreja e a Ação Pastoral no contexto da pandemia”, abordado pela professora/doutora em Genética e Pós doutorado em Bioética, Daiane Priscila Simão Silva, e pelo esposo dela, professor Jefferson Soares da Silva, mestre em Educação e Doutor em Teologia.

Nas considerações iniciais, o professor Jefferson afirmou que “falar sobre a morte é muito impactante e doloroso” e perguntou “como devemos, em meio à Pandemia, abordar os aspectos do pastoreio em meio a luto?”. Pegando a “deixa”, a Doutora Daiane afirmou que “estamos vivendo um momento de guerra, imaginando o inimigo a ser derrotado (o vírus). Todos estamos pesquisando neste momento de guerra para descobrir como derrotar o inimigo”, disse.

Em seguida, os dois abordaram vários aspectos, inclusive com interrogações sobre “como usar a máscara de forma correta? Vamos ou não abrir as Igrejas? Na Igreja também temos que pensar quem é o nosso inimigo. Temos também outro fato a ser enfrentado, que é a ansiedade gerada por este tempo de pandemia”, afirmaram Jefferson e Daiane. A Doutora Daiane citou dois exemplos de que a vacinação em massa é a arma para vencer a guerra contra o vírus. Afirmou que numa cidade americana, onde vive a mãe dela, todos foram vacinados e a população nem usa mais máscaras; e, no Brasil, uma cidade em que houve um alto índice de pessoas vacinadas, o número de casos de COVID-19 está bastante reduzido.

Ambos abordaram vários outros aspectos da vivência dos cristãos neste tempo, e o Professor Jefferson citou o Papa Francisco, que pediu “uma Igreja em saída”. Sempre lembrando que vivemos um “tempo de guerra”, o professor falou sobre como conviver com a dor, o luto e recordou a vida nos campos de concentração, e como muitos daqueles enfrentaram os horrores. Mas salientou que “a morte começou a ser vencida através da medicina e dos hospitais”. Ele acrescentou que fechar a Igreja “não é uma proposta definitiva, mas temporária, até que a pandemia passe ou que tenhamos o controle ou possamos conviver com ela”, afirmou.
No final, o Presidente da CND, Diácono Francisco Salvado Pontes Filho, parabenizou a todos pela abordagem do tema, pela equipe que conduziu os trabalhos e revelou o número de diáconos falecidos, vítimas da Pandemia. “Em 2020, foram 24 diáconos falecidos; e nestes primeiros meses de 2021, até o dia 10 de abril, já faleceram mais 18”, informou. Ele encerrou a live com a oração final e a bênção.
Foto: José Bezerra