Home | Publicação | MENSAGEM AOS DIÁCONOS - PRESIDÊNCIA DA CRD NORDESTE 3

Compartilhe:

MENSAGEM AOS DIÁCONOS - PRESIDÊNCIA DA CRD NORDESTE 3

28/02/2023

MENSAGEM AOS DIÁCONOS - PRESIDÊNCIA DA CRD NORDESTE 3

COMISSÃO REGIONAL DOS DIÁCONOS - CRD NE 3

MENSAGEM AOS DIÁCONOS E FAMÍLIAS

“O caminho ascético quaresmal e, de modo semelhante, o sinodal, têm como meta uma transfiguração, pessoal e eclesial. Uma transformação que, em ambos os casos, encontra o seu modelo na de Jesus e realiza-se pela graça do seu mistério pascal”. Papa Francisco

Estimados irmãos e irmãs,

Saúde e Paz!

No inicio deste mês, em Feira de Santana, realizamos a Assembleia eletiva da nova presidencia da Comissao Regional dos Diáconos. Em espírito de comunhão e de serviço nos colocamos à disposição para colaborar com a caminhada diaconal em nosso regional, nos colacando a serviço das comissões arq/diocesanas de diáconos, tendo como objetivo principal crescermos no caminho sinodal de uma Igreja em comunhão, participação e missão.

Desejamos que os nossos irmãos diaconos e nossas famílias estejamos unidos na caminhada: primeiro na participação e envolvimento na vida eclsesial, social e missionária de cada igreja particular, em segundo na sintonia e comunhão com a comissão regional dos diáconos e com a realidade da nossa Igreja na Bahia e Sergipe e por fim em sintonia com os Diáconos do Brasil, representados pela Comissão Nacional dos Diáconos CND em profunda sintonia e comunhão com o Papa Francisco e com os nossos bispos, representados pela CNBB.

Sinodalidade, comunhão, participação e missão:

A sinodalidade é para o Papa Francisco uma dimensão constitutiva da Igreja, faz parte da sua identidade, molda o seu agir. A própria palavra sinodalidade nos aponta isto: quem se coloca a caminho coloca-se numa perspectiva de transformação, de mudança e de conversão, mas isto só acontece caminhando juntos, caminhando como povo de Deus, numa pastoral que deixa de ser “auto-referencial” para ter no seu centro Jesus Cristo e o Espirito Santo como protagonista da missão que se concretiza no caminho conjunto de todo o povo de Deus”. Vamos dar novos passos para crescer na comunhão com os nossos bispos e presbíteros e com todos os nossos leigos e leigas, companheiros de caminho e especialmente entre nós, que não haja espaço para ninguém se isolar e caminhar sozinho.

Valorizar o nosso Organismo de participação:

Desse modo, convidamos os irmãos diáconos a retomar o caminho de comunhão e unidade. Não faz sentido cada um caminhando isolado do conjunto. Não podemos fragmentar ou reduzir o ministério numa visão de autoreferencialidade e de dispersão. Convidamos cada irmão a valorizar o nosso organismo (Comissão dos Diáconos), seja em âmbito Nacional, regional e local. “Sozinho, isolado, ninguém é capaz!”

Precisamos nos fazer presentes nos espaços da vida eclesial e social das nossas paróquias e dioceses, como também do nosso Regional e da Igreja no Brasil. Para que o nosso organismo seja vivo e ativo, necessitamos que cada diácono colabore a participe ativamente das atividades, reuniões, retiros... Além disso, é muito importante a participação ativa na contribuição estatutária mensal como fruto do nosso trabalho e comunhão. Solicitamos que os tesoureiros das CAD ou CDD entrem em contato como Diác. Washington Sousa (Tesoureiro regional) para as orientações sobre o repasse do regional e nacional e para alinhamento da contribuição estatutária: (71) 98292-2777 (wattsap).

Rosto Diaconal, rosto do Cristo Servo:

Caminhando juntos daremos a nossa contribuição para que toda a Igreja cumpra a sua missão. Fortalecidos e unidos apresentaremos a sociedade e especialmente aos pobres o rosto de uma Igreja Diaconal, servidora, misericordiosa e samaritana. Encorajamos aos irmãos diáconos e suas famílias ao engajamento e participação ativa nas diversas atividades caritativas da nossa Igreja: pastorais sociais: Menor, criança, pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Cáritas e tantos outros serviços, para que com o nosso testemunho, possamos servir a Cristo “tocando a carne dos pobres” como nos pede o Papa Francisco. Necessário é o nosso engajamento nas Semanas Sociais realizados em nossas comunidades e Igrejas locais, bem como a presença e participação nos Conselhos Municipais de definição das Politicas Públicas. Vamos juntos participar ativamente da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Fome, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), oportunidade de estarmos presentes e próximos às nossas comunidades e ao Povo de Deus.

Serviço Litúrgico e Ministerial:

Sendo a Igreja rica de carismas e dons do mesmo Espírito, a ação evangelizadora se realiza numa Igreja ministerial onde cada um realiza a mesma missão, na obra do Reino de Cristo. Uma Igreja toda ministerial vai descobrindo este somar forças: somos todos (as) vocacionados (as) corresponsaveis pela mesma e única missão.  O específico do diácono é servir, sempre. Deve estar no coração do diácono e transparecer todos os dias. “Procure o diácono exercer equilibradamente os serviços ministeriais: da Caridade, da Palavra, da Liturgia. Conforme os carismas pessoais, as exigências pastorais e as orientações do Bispo, ele poderá enfatizar um ou outro desses ministérios sem descuidar os demais, sabendo, porém, que a Caridade é a essência de seu ministério” (CNBB, Diretrizes, n. 86).

Fortalecidos pela mesa da Palavra e da Eucaristia, vamos juntos caminhar com a nossa Igreja, com as nossas familias e com os pobres. Para que possamos construir a unidade entre nós que somos quase 300 (trezentos) diáconos na Bahia e Sergipe. Pedimos que as Comissões Arq/diocesanas estejam atentas para a participação nos nossos encontros, podendo participar o Pressidente e demais membros de cada comissão:

  • 14 e 15 de abril,
  • 02 e 03 de junho,
  • 18 e 19 de agosto.

* Outubro:

SEMINÁRIO: O DIACONO E A LITURGIA, promovido pela CAD Arquidiocese de Salvador. Todos os diáconos do Regional são convidados. Realizaremos nesse dia (21/10) a nossa Peregrinação Vocacional para o Santuário do Bonfim, celebrando o ANO VOCACIONAL. Cada diocese deve organizar a sua caravana. Com as nossas famílias vamos agradecer pelo Dom da vocação e missão diaconal.

Fraternalmente,

Diác. Luciano Lima Santana, Presidente CRD NE 3

Diác. Marcílio Bispo Filho, Vice Presidente CRD NE 3

Diác. Reinan Souza Santos, 1º Secretário

Diác. João Carlos Ferreira de Sousa, 2º Secretário

Diác. Washington Santos Sousa, 1º Tesoureiro

Diác. José Ferreira de Oliveira, 2º Tesoureiro