Home | Publicação | MENSAGEM DA CND NA ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Compartilhe:

MENSAGEM DA CND NA ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

16/04/2021

MENSAGEM DA CND NA ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

É sempre uma graça de Deus poder partilhar com os irmãos bispos alguns aspectos da vida e ministério dos diáconos no Brasil. Depois de mais de um ano sem atividades presenciais o Espírito do Senhor nos fez perceber novos sinais e caminhos para continuar a nossa missão. Um destes sinais novos foi que o distanciamento físico provocou uma proximidade maior. Vimos como os bispos se aproximaram dos diáconos e suas famílias interessando-se pela saúde e pela situação econômica, trabalhista de cada um. Vimos crescer uma efetiva e afetiva unidade entre diáconos e bispos, com reflexos na superação do isolamento. O interesse pela formação continuada dos diáconos e suas esposas está crescendo em muitas dioceses.

Por outro lado, experimentamos como muito salutar para a missão, a quebra de paradigmas rígidos pastorais, para nos centrarmos no mais essencial da evangelização. Neste sentido temos que agradecer e elogiar os bispos que acolhem iniciativas dos diáconos para uma pastoral adaptada as novas exigências e para a capacidade criativa dos diáconos de propor novos campos e métodos pastorais. Entre eles destacamos a criação de diaconias. Percebemos que vivemos um tempo novo, um kairós, para que o diaconado no Brasil deslanche com toda a sua capacidade inovadora e transformadora na renovação da Igreja e na construção do Reino.

Dentro dos desígnios do amor de Deus, tivemos, durante o último ano, de nos despedir de vinte e quatro diáconos e, mais dezoito no primeiro trimestre deste ano e, também algumas esposas, filhos e candidatos ao diaconado permanente, vítimas da Covid. Certamente podemos contar com eles para, na comunhão dos santos, interagir na realização do projeto do Pai. A CND esteve sempre atenta solidarizando-se com cada família e oferecendo o apoio necessário. Aliás, este é um dos aspectos em que podemos dizer que o diaconado no Brasil cresceu. No amor solidário e fraterno, na oração por todos os doentes, especialmente pelos afetados pela Covid. Com alegria participamos também da vitoriosa cura de muitos que passaram pela dolorosa experiência desta doença.

As atividades da CND, previstas pra este ano no formato presencial, como a Assembleia Geral Ordinária, Encontro Nacional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais, Reunião Ampliada do Conselho Consultivo e Presidência, estão sendo  realizadas de forma virtual. Estamos estudando e providenciando a tecnologia que nos permita, da forma mais adequada, alcançar estes objetivos.

A CND, realizou convênios com instituições de ensino de teologia, como a UNINTER e os Claretianos, para estudo à distância, de diáconos que queiram fazer graduação, atualização pós-graduação, extensivos às suas famílias. Eles contam com descontos significativos, uma vez que estejam inscritos na CND.
Vale salientar, que o convênio com a Faculdade Claretianos, também contempla a possibilidade de acolher candidatos ao diaconato permanente de escolas diaconais, deste que tenha anuência do ordinário local e solicitação por escrito junto à CND.

Contamos hoje com quatro mil e sessenta diáconos inscritos na CND, dos mais de seis mil existentes no país. Neste sentido, solicitamos encarecidamente, aos senhores bispos, orientem seus diáconos a efetivar a inscrição e obter a carteira de identificação diaconal da CND, que oferece garantia de segurança e a possibilidade de usufruir de descontos especiais na aquisição de livros e material litúrgico.
Continuamos arrecadando fundos para adquirir uma das salas da CNBB em Brasília, que possa servir como ponto de apoio a secretaria da CND e para pequenos encontros da Diretoria, Conselho Consultivo e demais assessorias da CND.

Vemos com grande expectativa a realização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, onde esperamos poder participar representando o diaconado do Brasil, para que o diaconado possa contribuir com a realização de uma Igreja sinodal. Deus nos conceda sabedoria e saúde a todos para que possamos ser presença servidora do seu Amor.

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos - CND
Arquidiocese de Manaus - AM