Home | Publicação | Mensagem da Comissão Nacional dos Diáconos pelo Dia do Trabalhador

Compartilhe:

Mensagem da Comissão Nacional dos Diáconos pelo Dia do Trabalhador

30/04/2019

Mensagem da Comissão Nacional dos Diáconos pelo Dia do Trabalhador

O papa Francisco afirma: “Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar à terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela. (...) Embora a justa ordem da sociedade e do Estado seja dever central da política, a Igreja não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça. Todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a preocupar-se com a construção dum mundo melhor. É disto mesmo que se trata, pois, o pensamento social da Igreja é primariamente positivo e construtivo, orienta uma ação transformadora e, neste sentido, não deixa de ser um sinal de esperança que brota do coração amoroso de Jesus Cristo” (Texto-Base, 159 – CF 2019).

Neste dia 1º de maio, em que comemoramos o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, fazemos memória do patrono deste dia, São José Operário. Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Temos consciência do difícil momento social, político e econômico por que passa o Brasil, mas temos consciência também, como diáconos, que devemos estar ao lado do povo sofrido, dos excluídos, dos trabalhadores que correm riscos de desemprego, dos mais de 14 milhões de desempregados (segundo estatísticas), dos milhões que exercem o trabalho autônomo ou informal, fora das estatísticas sindicais ou governamentais. Dos aposentados, sempre lutando para manter seus direitos adquiridos após anos de trabalho.

Queremos também prestar nossas homenagens neste dia aos inúmeros Diáconos Permanentes que exercem a dupla função: a profissional e a eclesial, bem como as esposas dos diáconos que exercem as três funções: profissional, do lar e eclesial.

Que a Família de Nazaré: o carpinteiro Jesus, o marceneiro José e a dona de casa Maria, abençoem os trabalhadores e trabalhadoras, os aposentados e desempregados, para que se mantenham firme na Fé, vivendo com Esperança e praticando e recebendo a Caridade.

Aparecida, 30 de abril