Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND À PRESIDENTE DO CNLB

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND À PRESIDENTE DO CNLB

20/11/2021

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND À PRESIDENTE DO CNLB

Por ocasião do Dia Nacional do Leigo, celebrado na Solenidade de Cristo Rei, dia 21 de novembro de 2021, o Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, diácono Francisco Salvador Pontes Filho enviou mensagem à senhora Sônia Gomes de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Abaixo, a mensagem na íntegra.

COMISSÃO   NACIONAL   DOS    DIACONOS

 

Ilma. Sra.

Sônia Gomes de Oliveira

Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

Brasilia - DF

 

“Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”

 

Graça e Paz

Estimada Sônia Gomes de Oliveira, a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), vem parabenizar todos os cristãos leigos e leigas de todo o Brasil, organizados pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB),  por ocasião da comemoração do Dia Nacional do Leigo, celebrado no último domingo litúrgico, 21 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, e  iluminados a partir do livro do Êxodo (3,7-8) “Eu vi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo“ , reflete o tema deste ano que por si já vos motiva a pensar a vossa vocação e missão.

“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos e leigas, crescendo a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja, dotado de um arraigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé” (Evangelii Gaudium).

Trata-se de pensar uma Igreja Povo de Deus, toda ministerial que tem o sacramento do Batismo como base da identidade e da missão de todo cristão (LG n. 31). Cristãos leigos conscientes do seu compromisso profético, cientes que o campo específico deles é o mundo, a vida publica, e daí vem à necessária formação que deve ser programada, sistemática considerando especialmente a Doutrina Social da Igreja.

Contudo, o Papa Francisco afirma que o caminho da Igreja é a sinodalidade; sendo que é a ação autêntica da eclesiologia do Vaticano II, numa Igreja com forte protagonismo do laicato, que vive a comunhão e a participação, que respeita a dignidade e igualdade de todos os batizados, pelo complemento de carismas e ministérios numa igreja em saída.

Que Deus os abençoe e fortaleça a missão profética e sempre inserida no mundo, apontando caminhos de esperança, motivando a organização do laicato na Igreja e na sociedade para podermos construir um Brasil mais justo, fraterno e solidário.

Fraternalmente,

Manaus (AM), 20 de novembro de 2021.

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos