Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AO CNLB

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AO CNLB

23/08/2021

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AO CNLB

COMISSÃO   NACIONAL   DOS    DIACONOS

Ilma. Sra.

Sônia Gomes de Oliveira

Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

Brasilia - DF

 

                                   “Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios”.

                                          

              Estimada e querida Sônia Gomes de Oliveira, a COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND), vem parabenizar todos os cristãos leigos e leigas de todo o Brasil, organizados pelo CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL (CNLB),  por ocasião da celebração da semana  dedicada ao laicato que se iniciou no 4º. domingo de agosto, destinada à vocação leiga na Igreja no  mês vocacional.

              “A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé (Evangelii Gaudium).

              Trata-se de pensar uma Igreja Povo de Deus, toda ministerial que tem o sacramento do Batismo como base da identidade e da missão de todo cristão (LG n. 31). Cristãos leigos conscientes do seu compromisso profético, cientes que o campo especifico deles é o mundo, a vida publica, e daí vem à necessária formação que deve ser programada, sistemática considerando especialmente a Doutrina Social da Igreja.

               Sabe-se que a  presença do laicato que está organizado e vive sua fé batismal nas diversas expressões da religiosidade popular ou catolicismo popular e suas organizações; através das imagens, símbolos, tradições, ritos e sacramentos essas pessoas expressam sua fé e sua pertença à Igreja Católica.  Por isso, “Na piedade popular, pode-se captar a modalidade em que a fé recebida se encarnou em uma cultura e continua a transmitir-se” (EG n. 123).

              Contudo, o Papa Francisco afirma  que o caminho da Igreja é a  sinodalidade; sendo que é a ação autêntica da eclesiologia do Vaticano II, numa Igreja com forte protagonismo do laicato, que vive a comunhão e a participação, que respeita a dignidade e igualdade de todos os batizados, pelo complemento de carismas e ministérios (Sínodo para a Amazônia n. 91).

               Que Deus os abençoe e fortaleça a missão  profética e sempre inserida no mundo, apontando caminhos de esperança, motivando a organização do laicato na Igreja e na sociedade para podermos construir  um Brasil mais justo, fraterno e solidário.

Fraternalmente,

Manaus (AM),  22 de agosto   2021  .

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos