Home | Publicação | Mensagem da Presidência da CND para o Dia da Pátria, 7 de setembro

Compartilhe:

Mensagem da Presidência da CND para o Dia da Pátria, 7 de setembro

06/09/2019

Mensagem da Presidência da CND para o Dia da Pátria, 7 de setembro

Manaus, 06 de setembro de 2019

Irmãos e irmãs,

No dia 05 de setembro celebramos o Dia da Amazônia, estendendo nossas orações e oferecendo nossas ações em defesa da natureza e do que representa a Amazônia para nosso País e Países vizinhos. Que o exemplo de Santa Madre Teresa de Calcutá, também tendo sua memória celebrada nesse dia, nos motive cada vez mais ao anúncio da Palavra que converte, a prática da Caridade que promove a Solidariedade e a Justiça e a Celebração da Liturgia, que promove a Fraternidade e a Comunhão.

No dia 07 de setembro a Igreja no Brasil promove o “Grito dos Excluídos”, que neste ano tem como tema “Vida em Primeiro Lugar – Pela Defesa da Vida: Serás libertado pelo Direito e pela Justiça”. Que nós, os diáconos do Brasil, sejamos a voz dos excluídos, dos marginalizados, dos povos ribeirinhos, indígenas e quilombolas e não cessemos de lutar pelo Amor, pelo Direito e pela Justiça.

“O Dia da Pátria nos convida a refletir sobre a importância de buscarmos cada vez mais cultivar a cidadania. O compromisso com a pátria não deve ser de uma ou outra instância da sociedade, mas de todos os atores sociais” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Como enviados pelo Cristo Servidor, não nos falte a coragem de cultivar a cidadania, sem ideologias ou partidarismo, mas com o firme propósito de servir a Deus na pessoa do Cristo Servo, à Igreja, unidos ao Papa Francisco e ao Povo de Deus, em especial os sofredores.

Invocamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos os brasileiros, e que sua bênção nos proteja de todo o mal.

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos - CND