Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND POR OCASIÃO DO "DIA DE FINADOS"

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND POR OCASIÃO DO "DIA DE FINADOS"

02/11/2021

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND POR OCASIÃO DO

COMISSÃO   NACIONAL   DOS    DIACONOS

 

AOS QUERIDOS IRMÃOS DIÁCONOS!

 

Manaus (AM), 02 de novembro de 2021  

 

“Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” - Rm 14,7-9.

 

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), vem manifestar sua solidariedade a todos os Diáconos e familiares, neste dia em que fazemos memória dos Finados. A fé cristã celebra a morte de seus fiéis com os olhos fixos no Ressuscitado. Certamente foi com esse olhar que os monges de Cluny, nos anos finais do primeiro milênio, introduziram a celebração de uma missa solene no dia 2 de novembro, na intenção de todos os mortos que dormem em Cristo.

“A ressurreição dos mortos é a fé dos cristãos; é crendo nela que somos tais, e a verdade nos impõe crer na verdade revelada por Deus” dizia Tertuliano,La resurrezione dei morti”.

Caríssimos irmãos diáconos, a morte é compreendida na vida cristã como passagem para outra vida, com a comunhão dos santos e santas. A pessoa que partiu é colocada na terra com a esperança da ressurreição futura, prometida pelo Senhor Jesus. Ela voltará ao nada, ao pó. Carregamos dentro de nós, uma esperança, que um dia ressurgiremos, por graça do Senhor. 

Neste tempo de pandemia que estamos atravessando, é impossível não pensar na morte, porque ela atingiu muitas pessoas próximas de nós, como pais e mães de família, jovens, adolescentes, crianças, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, indígenas, quilombolas, líderes de nossas comunidades, pessoas que estavam ligadas à vida social e política. Todas as pessoas tinham um nome, uma vida pela frente.

Nós, seguidores de Jesus Cristo e de sua Igreja, acreditamos que a morte não é o fim de tudo, mas é uma passagem para a vida eterna. Num dos prefácios da Eucaristia, que o sacerdote lê por ocasião de missa por intenção de alguma pessoa que partiu deste mundo, ele diz: “Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado nos céus, um corpo imperecível”. A palavra de Jesus é clara no sentido de que se nós vivermos e nós crermos Nele, ainda que tenhamos que morrer, viveremos para sempre (Jo 11,26).

Invocando as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e de São Lourenço, pedimos que nos dê fé e sabedoria para lidar e aceitar os mistérios da vida e da morte.           

 

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos