Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL À CNBB E ORGANISMOS

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL À CNBB E ORGANISMOS

23/03/2023

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL À CNBB E ORGANISMOS

COMISSÃO  NACIONAL  DOS  DIÁCONOS DO BRASIL - CND/BRASIL.

Brasília/DF, 23 de março de 2023.
 
MENSAGEM  À CNBB  E DEMAIS ORGANISMOS

Exmo. e Revmo.
Dom WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte – MG e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do qual saúdo todos os componentes do Conselho Permanente e demais organismos da CNBB.
 
Tudo tem seu momento e o seu tempo” (Ec 3,1)
 
Meus irmãos no Ministério Ordenado, Vida Consagrada e Leigos e Leigas colaboradores desta querida Casa Comum, CNBB. Quase quatro  anos já se passaram desde a minha eleição como Presidente da CND/BRASIL, e tenho procurado sempre ser um servidor da Igreja, como diácono e depois como Presidente da CND/BRASIL.

O Concílio Vaticano II suscitou uma nova compreensão do Diácono, sendo  antes de tudo, sinal sacramental do mistério de Cristo Servo e da Igreja servidora, adquirindo dimensão profética, na qual é chamado a um discernimento evangélico da injustiça e da violência no mundo, fazendo crescer na Igreja uma consciência que seja capaz de pôr a força do Evangelho diante dos poderosos da história e dos sistemas opressivos e de exclusão, e que seja também capaz de motivar as pessoas na sua busca de mais vida e mais dignidade.
 
O diácono recebe, através da ordenação sacramental, uma marca indelével que o configura a Cristo Servidor. Com este sinal, tem grande eficácia a sua ação pastoral, que, como afirma o Documento de Puebla, n. 697, "O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem".  
 
No período em que estive à frente da CND/BRASIL, muitas foram as graças que Deus me concedeu. Permitiu-me, mesmo tendo enfrentado a Pandemia da COVID 19, manter o processo sinodal de uma Igreja em saída como nos pede o Papa FRANCISCO através da escuta e diálogo com os Organismos da CNBB, com nossas Igrejas particulares, com os nossos Regionais e irmãos diáconos juntamente com seus familiares através dos meios de comunicação, realizando várias lives, estimulamos e promovemos o processo de formação com os Convênios para a revalidação e curso de graduação em Teologia através de Convênios com as Faculdades CLARETIANAS  e UNINTER.

Estivemos presentes em vários Eventos dos Regionais, realizamos Assembleia Não Eletiva, procuramos ajudar financeiramente no período pandêmico a vários irmãos diáconos e suas famílias que estavam passando por necessidades básicas e financeiras. Concluímos o Projeto tão almejado da aquisição da sede própria com a compra de 2 salas no Edifício Venâncio ll, de propriedade da CNBB, localizado no setor ASA NORTE em Brasília (DF).

Agora, com a mesma disponibilidade e alegria, passarei a presidência no próximo dia 31 de março  ao meu sucessor. A ele, as minhas preces e os fraternos votos para que seu ministério à frente da CND/BRASIL, seja muito frutuoso e próspero vivendo a dimensão da Palavra, Liturgia e Caridade.

A Deus, que sempre me assistiu em meus trabalhos pastorais, fortalecendo-me em minhas fraquezas, por tudo o que me concedeu aqui alcançar, seja Ele louvado e glorificado por Jesus Cristo no Espírito Santo. E que possa dizer como o Rei Salomão: "Até aqui me ajudou o Senhor". (1Sm 7,12).

A todos, meu cordial abraço, com votos para que se mantenham firmes na fé em Jesus Cristo, sempre confiantes na maternal proteção da Senhora Aparecida.
 
Fraternalmente,
 
Diácono Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da CND/BRASIL 
Brasília/DF.