Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO “DIA DO DIÁCONO”

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO “DIA DO DIÁCONO”

09/08/2022

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO “DIA DO DIÁCONO”

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos cumprimenta os Diáconos pelo dia da Festa de São Lourenço e Dia do Diácono.

                                                          COMISSÃO   NACIONAL   DOS    DIÁCONOS – CND/BRASIL

                                            MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO “DIA DO DIÁCONO”

                                                                            AOS QUERIDOS IRMÃOS DIÁCONOS!

                                         "Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.” (Jo 13,15)

               A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND/BRASIL) vem parabenizar todos os DIÁCONOS, juntamente com suas famílias, neste dia 10 de agosto no qual a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, o Dia do Diácono, “os pioneiros de uma civilização do amor”, como disse o Papa Francisco no ano de 2017. A festa é de São Lourenço, diácono e mártir, Patrono dos Diáconos, de quem recordamos o testemunho a respeito dos “bens” da Igreja: “a riqueza da Igreja são os pobres!”.

               O nosso ministério diaconal tem como missão ajudar a abrir os olhos da Igreja e da sociedade para enxergar a realidade dos pobres, excluídos, marginalizados, desamparados. Ao mesmo tempo suscitar ações, não apenas momentâneas e circunstanciais, mas permanentes, que conduzam à recuperação completa do bem estar e da cidadania cristã. O diácono é construtor da solidariedade, na medida em que, pelo seu ministério da caridade, anima e suscita a solidariedade e o serviço em toda a Igreja.

               Caríssimos irmãos diáconos, somos chamados a servir ao povo de Deus na Diaconia da Palavra, da Liturgia e da Caridade, em comunhão com o Bispo e com o Presbitério. Esta comunhão é sustentáculo da unidade indispensável no exercício da missão para garantir fecundidade missionária para a vida da Igreja.

               Deus sempre se serve de nós para ir ao encontro dos mais necessitados a partir de nossa dedicação e participação pois a nossa vocação é uma opção para servir o plano de Deus. Este é um compromisso que se traduz na fidelidade aos princípios e orientações evangelizadoras que definem as metas e compromissos missionários na Igreja Particular na qual nós estamos inseridos como servidores.

               Rogamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho, que os nossos queridos irmãos diáconos sejam iluminados pelo Espírito Santo e animados pelo apelo constante do Papa Francisco, como discípulos missionários numa Igreja em saída.

               Invocando as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e de São Lourenço, desejamos a todos, profícuo ministério diaconal.

               Em união e prece, fraternalmente!

Manaus (AM), 10 de agosto de 2022.

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos – CND/BRASIL