Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO DIA DOS PAIS

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO DIA DOS PAIS

14/08/2022

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL PELO DIA DOS PAIS

COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS

MENSAGEM AO DIA DOS PAIS

“Por isso dobro os joelhos diante do Pai, de quem recebe o nome toda a paternidade no céu e na terra” (Ef 3,15)

A COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND/BRASIL), vem parabenizar a todos os PAIS, por ocasião da comemoração do dia dedicado aos Pais, celebrado no 2º Domingo do mês de agosto, dedicado às vocações, sendo uma ocasião propícia para uma Ação de Graças por aqueles que, juntamente com as mães, são responsáveis pela doação da vida.

A família precisa continuamente alimentar as relações familiares, através do diálogo, do perdão e da compreensão, para descobrir a graça e a força da presença do amor de Deus no “amor familiar”, para perceber que também na família é possível viver o dom divino da “vocação”, e nela cada vez mais, seja espaço de amor, do cuidado da vida, de missão e santificação dos pais e dos filhos.

Os pais exercem uma função eclesial, sacerdotal, junto do lar familiar. “Estes são todos servidores de Cristo, cada um segundo as suas possibilidades, vivendo no bem, fazendo esmolas, anunciando o nome do Senhor. Quando os pais de famílias assumem a missão de servos de Cristo, fazem o dever de amar os seus familiares com afeto paterno e materno. Eles também ajudam na educação dos filhos, os exorta para a vida familiar e cristã, servindo a Cristo para estar na eternidade com ele”. (Santo Agostinho, bispo de Hipona, séculos IV e V).

Desejamos a todos os Pais “a graça de ser sempre muito próximos aos seus filhos, deixando-os crescer, mas próximos, próximos! Eles precisam de vocês, da vossa presença, da vossa proximidade, do vosso amor. Sejam para eles como São José: guardiões do seu crescimento em idade, sabedoria e graça. Guardiões do seu caminho; educadores, e caminhem com eles. E com esta proximidade, vocês serão verdadeiros educadores.” (Papa Francisco, 19/03/2013).

Agradecemos a Deus pelo dom da paternidade dado a alguns e o dom da filiação dado a todos nós. O filósofo dinamarquês, Kierkegaard que, ao ser questionado sobre a sua fé em Deus, se limitou a dizer: “Meu pai me ensinou...”.

Que São José, pai adotivo de Jesus, que tanto lutou, ensinou, manifestando firmeza e coragem para cuidar de Jesus, que por sua  intercessão todos os pais, juntamente com suas famílias, sejam abençoados.

Fraternalmente,

Manaus (AM), 14 de agosto de 2022

Diácono Francisco Salvador Pontes  Filho   

Presidente da CND/BRASIL