Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL POR OCASIÃO DA FESTA DE SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL POR OCASIÃO DA FESTA DE SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

09/08/2023

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL POR OCASIÃO DA FESTA DE SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

A vocação diaconal é uma vocação martirial. Ainda mais no contexto de sociedade em que pregar a Boa Nova de Jesus Cristo vai na contramão dos interesses econômicos e políticos globais. Quem se coloca do lado dos pobres, como São Lourenço, atrai para si a perseguição. Mas, como nos diz o Papa Francisco, “Se a Igreja se desentende dos pobres, deixa de ser Igreja de Jesus; revive as velhas tentações de se converter numa elite intelectual e moral. A única palavra aplicável à Igreja que se torna estranha para os pobres é “escândalo”. (Vamos sonhar juntos, p 132).

Neste Ano Vocacional desejamos ardentemente que cada diácono se torne um promotor das vocações diaconais. Que cada diácono fortifique, em comunhão com os outros irmãos diáconos, a dimensão profética do nosso ministério. Vamos rezar, junto com as nossas comunidades, pelas vocações. Vamos incentivar os vocacionados que estão nas Escolas Diaconais das nossas dioceses para a vivência de uma espiritualidade diaconal encarnada.

Quando toda a Igreja se prepara e reza pelo Sínodo, para aperfeiçoar nossa comunhão, participação e missão, sejamos os diáconos agentes de transformação para, com docilidade ao Espírito Santo, implementar as mudanças espirituais, pastorais e estruturais necessárias para testemunhar a unidade, a fraternidade, a corresponsabilidade e a fidelidade à missão de todos os membros da Igreja. 

Seguindo o exemplo de nosso padroeiro São Lourenço, sejamos capazes de abrir os olhos dos poderosos mostrando a “riqueza” da Igreja. Uma Igreja pobre e dos pobres. Diante da perseguição sejamos capazes do despojamento de tudo que não condiz com o Evangelho, de tudo que é secundário e nos apresentemos revestidos do amor incondicional a todos os que habitam as periferias geográficas e existenciais.

Parabéns a todos os diáconos do Brasil, e agradecemos pela disponibilidade ao serviço que configura esse ministério eclesial. Continuemos firmes na vocação. Que as tribulações e dificuldades nunca nos façam desistir da nossa missão. Que pela intercessão de São Loureço e de Nossa Senhora, Maria Santíssima, Deus conceda a todos os diáconos viver a comunhão e o serviço em plenitude.

Recebam meus irmãos diáconos o meu abraço fraterno e que Deus os abençoe.

Crato, CE. 10 de agosto de 2023

Diác. Jose Oliveira Cavalcante (Diác. Cory)

Presidente da CND/BRASIL