Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS AOS DIÁCONOS E SUAS FAMÍLIAS PELO DIA DE SÃO LOURENÇO, PATRONO DOS DIÁCONOS

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS AOS DIÁCONOS E SUAS FAMÍLIAS PELO DIA DE SÃO LOURENÇO, PATRONO DOS DIÁCONOS

10/08/2019

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS AOS DIÁCONOS E SUAS FAMÍLIAS PELO DIA DE SÃO LOURENÇO, PATRONO DOS DIÁCONOS

 “São precisamente os diáconos o rosto da Igreja na vida quotidiana, de uma comunidade que vive e caminha entre as pessoas, e onde não é grande quem manda, mas quem serve”. Papa Francisco

Queridos irmãos diáconos, neste dia em que celebramos a Festa de São Lourenço, nosso patrono, dia do Diácono, nos alegramos com o dom da vida e na vida a missão e vocação para o qual fomos chamados: ser sinal de Cristo-Servo, animador da “diaconia” da Igreja, da vocação ao serviço de cada comunidade e de cada cristão. Neste dia renovemos o nosso sim ao chamado!

“O discípulo de Jesus não pode seguir um caminho diferente do Mestre, mas, se quer levar o seu anúncio, deve imitá-lo, como fez Paulo: almejar tornar-se servo. (Por outras palavras) Contudo, se evangelizar é a missão dada a cada cristão no Batismo, servir é o estilo segundo o qual viver a missão, o único modo de ser discípulo de Jesus. É sua testemunha quem faz como Ele: quem serve os irmãos e as irmãs, sem se cansar de Cristo humilde, sem se cansar da vida cristã que é a vida de serviço” (Homilia do Papa Francisco no Jubileu dos Diáconos, 29/05/2016).

Graça da dupla-sacramentalidade

Alguns discípulos e missionários do Senhor são chamados a servir à Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do Matrimônio e da Ordem. (DAp 205).

Agradeçamos ao Senhor por nos ter concedido a graça do sacramento do matrimônio e da ordem que nos possibilitam ser família diaconal. Neste ensejo, agradecemos as nossas esposas, aos nossos filhos netos e demais familiares, por nos acompanharem e apoiarem na vivencia da nossa vocação e missão na Igreja, na família e na sociedade.

“Tocar a carne de Cristo no Pobre”

“Cheios do Espírito” (At 6,3), somos chamados a colaborar com a missão da Igreja, no serviço generoso aos irmãos e irmãs a partir do nosso ministério, como servidores da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Em comunhão com os nossos bispos e (com os nossos irmãos) presbíteros renovemos a nossa disposição de servir especialmente aos mais pobres e excluídos da nossa sociedade, “tocando a carne de Cristo no pobre”, (renovemos) continuemos a nossa disposição sincera de exercer a diaconia da caridade em nome da nossa Igreja. “Quantas vezes encontramos um pobre que se aproxima de nós. Podemos até ser generosos, podemos até ter compaixão, mas habitualmente não o tocamos. Oferecemos-lhe a moeda, mas evitamos tocar-lhe a mão. E esquecemo-nos de que aquele é o corpo de Cristo! Jesus ensina-nos a não ter medo de tocar o pobre e o excluído, porque naquela pessoa está Ele próprio. Tocar o pobre pode purificar-nos da hipocrisia e tornar-nos inquietos pela sua condição.” (Papa Francisco, Audiência Geral, Roma 22/06/17).

Diáconos, discípulos missionários numa Igreja em Saída

“São ordenados para o serviço da Palavra, da Caridade e da Liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja” (DAp 205)

Encorajados pelo papa Francisco, por nossos bispos e presbíteros, renovemos a nossa disposição sincera de nos colocar em uma permanente atitude de saída missionária, vivendo a alegria do nosso Batismo no nosso ministério, na criatividade e ousadia missionária, fazendo-nos próximos dos nossos irmãos e irmãs leigos e leigas que se dedicam a missão de anunciar a alegria do evangelho nos diversos rincões do nosso país, sejam nas realidades rurais como nas periferias do nosso mundo urbano. Caminhemos com esperança e coragem em meios aos grandes desafios dos nossos tempos. Cresçamos na vida de oração e comunhão, para melhor servir ao Povo de Deus, anunciando o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão diaconal

Estimados irmãos, renovemos a comunhão do nosso diaconado, por meio da participação na vida diaconal em nossas comissões (Arqui)diocesanas, regionais e nacional dos Diáconos. A Igreja espera de todos nós o testemunho de comunhão e participação. Revivamos a nossa gratidão aos nossos pastores pelo incentivo e apoio ao nosso ministério. Fortalecidos na comunhão com os nossos bispos, presbíteros e com todo o Povo de Deus que não nos deixemos levar pelas tentações do isolamento e individualismo. Fomos vocacionados e ordenados para viver em comunhão.

Que a Virgem Maria, mulher cheia de graça, que se fez humilde serva da humanidade nos acompanhe e nos proteja em nossa caminhada. Que São Lourenço, diácono e mártir interceda por nós em nossa vida e missão. Feliz Dia do Diácono.

Manaus, 09 de agosto de 2019.

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos