Home | Publicação | MENSAGEM DE PÁSCOA DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

Compartilhe:

MENSAGEM DE PÁSCOA DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

16/04/2022

MENSAGEM DE PÁSCOA DA PRESIDÊNCIA DA CND/BRASIL

COMISSÃO   NACIONAL   DOS   DIÁCONOS DO BRASIL - CND/BRASIL.
 
AOS QUERIDOS IRMÃOS DIÁCONOS, ESPOSAS, AMIGOS E AMIGAS!

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós “ (Jo 1,14)
 
A COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS DO BRASIL (CND/BRASIL), deseja a todos os irmãos diáconos e suas  famílias, UMA FELIZ PÁSCOA!
O mistério pascal celebra a vitória do impossível e a possibilidade do impensável. Em Jesus Cristo a humanidade recebe a salvação de Deus, o perdão dos pecados e a vida que não conhece mais o fim. 

A Páscoa nos ensina que o povo de Deus não pode deixar de sonhar, de desejar e esperar. Contra todo desespero e ilusão, é necessário seguir criando e trabalhando por um mundo melhor.
 
São Leão Magno, Papa, em um dos seus Sermões, dizia que “a cruz de Cristo é fonte de todas as bênçãos e origem de todas as graças. Que a nossa inteligência, iluminada pelo Espírito da Verdade, acolha com o coração puro e liberto, a glória da cruz que se irradia pelo céu e a terra; e perscrute, com o olhar interior, o sentido destas palavras do Senhor, ao falar da iminência de sua paixão: Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado” (Jo 12,23).
 
Passaram-se os anos e nós, discípulos de hoje, também cantamos louvores ao Senhor pelos prodígios que vimos e vemos. Há irmãos diáconos que renunciam ao seu conforto e projetos pessoais e se colocam ao serviço de outros que sofrem; opondo-se à violência e à mentira para dar lugar à verdade que liberta; quantos  no silêncio fazem o bem ao próximo, proporcionam a reconciliação, criam um ambiente de paz onde reina a discórdia.
 
A história nunca deixou de registrar a vida do povo sofredor e a face de homens e mulheres das dores, cujas marcas são infinitas. A Semana Santa deste ano, ainda reflete os sofrimentos e as angústias que remontam a 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Neste tempo de pandemia, tempo longo, cremos na ação de Deus agindo na mediação humana através da ciência, já que foi Ele que a criou, e nos deu o mandamento de dominar e transformar as coisas criadas para o bem nosso e de toda a Criação.

Contudo de forma muito sentida,  trazemos  para o altar das celebrações o rosto sofredor do povo ucraniano, dolorosamente visível, como mostram as imagens que chegam aos olhos de todos e que a paz seja restaurada entre as nações em conflito pela força do Ressuscitado.
 
Tenhamos presente a Virgem Maria, a Mãe das Dores, que acompanhou Jesus durante todo o seu itinerário até a morte na cruz. Ela meditava e guardava tudo em seu coração (Lc 2, 51). Que Ela interceda por nós juntamente com nossas famílias e o  Cristo Ressuscitado guie a todos e à humanidade inteira pelos caminhos de justiça e de paz.
 
Que continuemos  anunciando que Jesus Vive, que Ele é a certeza de nossas vidas, que Nele encontramos a força para crer, viver, amar e servir.
 
Fraternalmente,
 
Manaus (AM),  16 de abril de 2022. 

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil - CND/BRASIL.
Arquidiocese de Manaus/AM.