Home | Publicação | MENSAGEM DO DIÁCONO CHIQUINHO AOS DIÁCONOS E ESPOSAS

Compartilhe:

MENSAGEM DO DIÁCONO CHIQUINHO AOS DIÁCONOS E ESPOSAS

11/08/2024

MENSAGEM DO DIÁCONO CHIQUINHO AOS DIÁCONOS E ESPOSAS

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (Jo 15:16-17).

Caríssimos irmãos diáconos e esposas, fraternidade e paz!

Acordamos neste dia especial, em que celebramos nosso patrono diácono mártir São Lourenço, com uma enxurrada de mensagens oriundas dos mais diversos lugares do país e do mundo, afinal, o dia é dedicado aos Diáconos, servidores do Reino de Deus.

Gostaria, e o faço com muita honra, de começar lembrando dos irmãos diáconos, ex-presidentes da nossa amada Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil - CND/Brasil, Dorvalino Bertasso, Franco Chippari, José Duran y Duran, Odelcio Calligaris Gomes da Costa, Zeno Kozen e este vosso irmão, diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho). Como sabemos, não fazemos nada sozinhos, muitos outros irmãos diáconos também contribuíram, largamente compondo essas comissões, em seus mais diversos cargos, funções, assessorias e outros serviços relevantes e, que desejo homenageá-los na pessoa do nosso irmão diácono Policarpo Rodrigues Filho, que foi vice-presidente, da quarta comissão eleita da CND.

Irmão diácono, o Senhor Jesus jamais nos privou de sua presença, de seu olhar amoroso, de seu coração de pastor zeloso, acolhedor, cuidador, atencioso. Jamais nos deixará sozinhos ou solitários, esteja você em qualquer lugar deste imenso país, sejam quais forem as condições impostas ou que lhe impuseram, você sentirá a sua manifestação paterna, iluminando o teu caminho, revigorando o ânimo, fortalecendo a fé, sustentando a missão, que só terá sentido, se for dedicada aos mais sofridos, abandonados, os mais vulneráveis, os invisíveis.

Hoje é um dia memorável, de celebração, festa em torno da Eucaristia, no meio do povo, lugar próprio do diácono no atendimento às mesas, na pregação e na vivência do Pão da Palavra, na caridade que santifica e salva, na simplicidade, humildade e na discrição. Assim, meu irmão, continuaremos a atravessar o nosso deserto, alimentados pelo pão vivo descido do céu, que nos levará ao Horeb, o monte de Deus, lugar da manifestação e da presença do Deus vivo, único e verdadeiro.

Segue, da mesma forma, uma saudação especial a meu irmão diácono presidente da CND/Brasil, José Oliveira Cavalcante e a todos os membros da Presidência e assessorias, renovando sempre votos de nossa estima e apreço, na condução de nosso organismo.

A oração nos aproxima de Deus. Traz Deus pra dentro da gente, pra dentro dos relacionamentos e, da mesma forma, suscita mais vocações para a igreja. Que o Senhor, farol a nos guiar, possa nos enviar mais operários para a messe, para colaborar na construção do Reino de Deus.

A súbita tragédia de ontem com uma aeronave da Voe Pass, que fazia o trajeto Paraná a São Paulo, nos deixou a todos chocados e entristecidos. Peço aos irmãos diáconos orações e preces pelas almas dos nossos irmãos falecidos e pelo conforto a seus familiares.

Nossa Senhora Aparecida, interceda por todos nós e nosso patrono São Lourenço, com o seu exemplo e serviço, nos encoraje na vida e no ministério.

Feliz dia do diácono, em Cristo Jesus!

Diácono Francisco S. Pontes Filho (Chiquinho).

Arquidiocese de Manaus (AM)