Home | Publicação | MENSAGEM DO DIÁCONO FRANCISCO SALVADOR PONTES FILHO (CHIQUINHO) AOS DIÁCONOS E FAMILIARES

Compartilhe:

MENSAGEM DO DIÁCONO FRANCISCO SALVADOR PONTES FILHO (CHIQUINHO) AOS DIÁCONOS E FAMILIARES

23/12/2021

MENSAGEM DO DIÁCONO FRANCISCO SALVADOR PONTES FILHO (CHIQUINHO) AOS DIÁCONOS E FAMILIARES

COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS DO BRASIL - CND

AOS QUERIDOS IRMÃOS DIÁCONOS E ESPOSAS!

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho

“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14)

Aproximando-se a festa do nascimento de Jesus Cristo, a Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos dirige-se aos irmãos diáconos e suas famílias para desejar um feliz e Santo Natal e um abençoado Ano Novo.

O testemunho do Diácono se exprime mediante a escolha de meios pobres, refutando a lógica do poder, até mesmo do poder religioso. Neste seu testemunho de serviço e de entrega compete ao Diácono acompanhar as fadigas e as lutas das pessoas, mas, sobretudo, dos pobres e excluídos.

O Natal lança luzes e questionamentos sobre o nosso modo de ser e de viver o Evangelho em meio às realidades diante desta pandemia tem nos mostrado o rosto terrível da miséria que impede as pessoas de comer e ter acesso a elementos essenciais que caracterizam uma vida digna. A fome está visível, está presente em milhões de lares brasileiros e não podemos ignorar esta dura realidade que interpelam a nossa consciência e prática cristãs e eclesiais, mesmo com inúmeras manifestações de solidariedade de muitos irmãos e irmãs em socorro ao nosso povo. Jesus Cristo, que assumiu a humanidade com suas fragilidades e limites, nos convida a seguir os seus passos. Ele que é CAMINHO, VERDADE E VIDA!

A exemplo de Cristo, a Igreja assume as angústias e tristezas do povo, bem como suas esperanças, a fim de que, animada pelo Espírito Santo, possa realizar sua missão no horizonte da gratuidade, da solidariedade e da alegria. Portanto, sendo o Natal tempo de esperança, acolhamos o pedido do Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a Esperança!” (EG,86).

Cheios de gratidão por cada irmão que nos ajudou ao longo do percurso realizado em 2021, na ternura e simplicidade do Menino Deus, encarnado em nosso modo de ser e viver, desejamos que nosso caminhar ao longo de 2022, seja iluminado pela ação do Espírito do Senhor a quem nós nos entregamos.

Que as bênçãos de Deus sejam derramadas abundantemente no coração de todos.

Fraternalmente,

Manaus (AM), 24 de dezembro de 2021.

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil/CND.