Home | Publicação | MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CND PARA A QUARESMA 2024

Compartilhe:

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CND PARA A QUARESMA 2024

16/02/2024

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CND PARA A QUARESMA 2024

A QUARESMA É CAMINHO PARA A LIBERDADE

 

Crato, 15 de fevereiro de 2024

“A Quaresma é tempo de conversão, de fazer deserto em nós, um “espaço onde a nossa liberdade pode amadurecer”. Um amadurecimento cimentado nas atitudes da oração, da esmola e do jejum”. (Mensagem do Papa Francisco - Quaresma 2024)

Amados irmãos e irmãs!

Iniciamos, com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo favorável de conversão e de penitência, no qual somos chamados a reviver a nossa vida batismal, consequentemente renovando a nossa vida cristã. A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra aos meus irmãos diáconos do Brasil para que este tempo seja vivido com o devido empenho.

Os próximos quarenta dias são apresentados para nós como tempo propício para a conversão - eis o tempo favorável: deixai-vos reconciliar com Deus! Exorto que todos se empenhem para viver este tempo e aprofundar em suas vidas, família e comunidade as consequências da vida batismal.

Saíamos dos hábitos cansados e do preguiçoso costume ao mal que nos engana. No tempo quaresmal, a Igreja nos dirige dois importantes convites: adotar uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo; viver com mais empenho o próprio Batismo. Que em nossa vivência ministerial possamos renovar a nossa vida cristã, redescobrindo o nosso Batismo, graça de Deus, que nos impele a sermos autênticos discípulos-missionários. Que nossa pertença batismal nos ajude a viver e conviver em comunidade com os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

“A forma sinodal da Igreja, que estamos redescobrindo e cultivando nestes anos, sugere que a Quaresma seja também tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente, capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e a vida de toda uma coletividade: os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado”. (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024)

Estejamos mais atentos a dizer palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam. Às vezes, para dar esperança, basta ser “uma pessoa amável, que deixa de lado as suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença” (Encíclica Fratelli Tutti 224).

Viver uma Quaresma com esperança significa sentir que, em Jesus Cristo, somos testemunhas do tempo novo em que Deus renova todas as coisas “sempre dispostos a dar a razão da esperança a todo aquele que peça” (1Pd 3,15): a razão é Cristo, que dá a sua vida na cruz e Deus ressuscita ao terceiro dia.

O percurso quaresmal encontra o seu cumprimento no Tríduo Pascal, particularmente na Grande Vigília na Noite Santa: renovando as promessas batismais, reafirmamos que Cristo é o Senhor da nossa vida, daquela vida que Deus nos comunicou quando renascemos “da água e do Espírito Santo”, e reconfirmamos o nosso firme compromisso em corresponder à ação da Graça para sermos seus discípulos.

Todos os anos, a Quaresma oferece-nos uma providencial ocasião para aprofundar o sentido e o valor do nosso ser de cristãos, e estimula-nos a redescobrir a misericórdia de Deus a fim de nos tornarmos, mais misericordiosos para com os irmãos.  Que este período se caracterize, portanto, por um esforço pessoal e comunitário de adesão a Cristo para sermos testemunhas do seu amor.  

Nesta caminhada que ora iniciamos, confiemo-nos a Maria, nossa mãe, que "gerou o Verbo de Deus na Fé e na carne para nos imergir como ela na morte e ressurreição do seu Filho Jesus e ter a vida eterna". 

Um grande abraço! Estamos unidos pela oração. Boa e santa Quaresma para todos! Que o Cristo Redentor ilumine o nosso itinerário quaresmal!

Diácono José Oliveira Cavalcante (Cory)

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos