Home | Publicação | MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS - CND/BRASIL

Compartilhe:

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS - CND/BRASIL

27/11/2022

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS - CND/BRASIL

Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde e paz!

Nesta semana que passou, nos dias 23 e 24 de novembro, participamos da última reunião do Conselho Permanente da CNBB, ocorrida de modo virtual, com uma pauta bastante longo e assuntos da mais alta relevância para a Igreja no Brasil. É sempre importante destacar prioritariamente os assuntos que dominaram e chamaram atenção da reunião e, que, passaremos a expor.

O Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil sofreu algumas atualizações, deixando de ser apenas uma ferramenta de comunicação e se tornar de fato, um meio estratégico de evangelização eclesial, rápido, dinâmico e de referência. Diretório uma vez aprovado, logo chegará em nossas mãos para nos inteirarmos dos ajustes e mudanças que nortearão os caminhos da comunicação eclesial no Brasil.

A Análise de Conjuntura Social, (A Salvaguarda da Democracia e os Novos Enfrentamentos do Povir), procura, como sempre, mergulhar mais profundamente na abordagem de assuntos e aspectos econômicos, políticos, culturais, sociais, mais evidentes que impactam no dia a dia da vida do país.

A Análise de Conjuntura Eclesial, Mecanismos de Participação (Conselhos e Assembleias), no Contexto das Igrejas Particulares, com cenários externos e internos, por sua vez, aborda temática importante de assuntos internos e externos da igreja, que precisam ser discutidos e enfrentados neste tempo de grandes desafios e questionamentos. Ambas as análises de conjuntura estarão disponíveis em nossas mídias para conhecimento de todos os irmãos diáconos.

Outros temas também mereceram atenção como gestão contábil, imigração (290.000), venezuelanos nos últimos anos  e a preocupação da CNBB na interiorização de mais um número significativo de imigrantes e migrantes em processo de acolhimento. Para isto, será criada uma equipe em nível nacional, com representantes regionais que, juntamente com os secretários regionais da CNBB, farão a articulação e o acompanhamento desde a acolhida até o destino final de cada pessoa ou família no país. Esta iniciativa ajudará em muito a dinâmica interna e o monitoramento da situação migratória no país com informações mais precisas que possibilitem um estudos mais detalhado da realidade.

Temas e informes outros como CELAM; Ensino Religioso; Ano Vocacional do Brasil (2023); questão LGBT; os 60 anos da Catequese Renovada; Comina, Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de diversas dioceses; Campanha da Fraternidade de 2024 com o tema: “Fraternidade e Amizade Social”, Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, 60 anos da Campanha da Fraternidade;  Congresso Eucarístico Nacional em Goiânia (2027), criação da Faculdade Católica do Amazonas; estudo para criação de mais uma diocese de Vitória de Santo Antão no Regional Nordeste ll; a elevação da Prelazia de Borba pelo Santo Padre, o Papa Francisco, à condição de Diocese; Encontro do Cone Sul, sobre o Sínodo dos Bispos, com 03 vagas para participação dos diáconos permanentes; agradecimentos da Arquidiocese de Olinda e Recife, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, do qual a CND/BRASIL participou juntamente com diáconos de outros regionais do país.

As Assembleias Gerais da CNBB, retornarão em sua forma presencial, com a duração de 10 dias, em Aparecida. Em caso de necessidade de mais dias, fica a assembleia encarregada de fazer a devida convocação em modo virtual.

Um ano bastante produtivo, com todos os irmãos e irmãs a serviço da fraternidade e da vida em plenitude.

Fraterno abraço, Naquele que nos une: Cristo Jesus!

Diácono Francisco S. Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil - CND/BRASIL

Formado em Gestão Pública

Arquidiocese de Manaus.